Cádiz

Cádiz

A pequena Cádiz faz parte da região da Andaluzia, no sul da Espanha e tornou-se um dos portos europeus mais importantes. É considerada uma das cidades mais antigas da Europa e já foi habitada por fenícios, gregos, cartagineses, romanos e mulçumanos, por isso, sua arquitetura mistura o estilo de cada povo que viveu ali. Seu centro histórico chama a atenção pelas ruelas de paralelepípedo, praças bem cuidadas e monumentos seculares. Mas a verdade é que muitos viajantes vão para a cidade se esbaldar em suas praias de areia branca e mar azul. A melhor parte é que não é preciso escolher entre uma coisa e outra: que tal fazer tudo?
Cádiz - carrossel 1
Cádiz - carrossel 2
Cádiz - carrossel 3
Cádiz - carrossel 4
Cádiz - carrossel 5

Informações úteis: Cádiz

Sol durante todo o ano e temperatura média de 18°C
Espanhol
Cerca de 120 mil habitantes
12,1 km²
(UTC +1) 5 horas à frente do horário do Brasil
Euro
+56
220 V

Cultura

Habitada por diferentes povos na antiguidade, Cádiz tem um centro velho considerado patrimônio histórico da Europa. A área, cercada pelas muralhas centenárias, tem uma série de monumentos. Entre eles, destacam-se a Puertas de Tierra (antiga porta de entrada da cidade), as ruínas do Teatro Romano, a Praça San Juan de Dios, a barroca e neoclássica Catedral de Cádiz, a gótica igreja Santa Cruz e o Castelo de Santa Catalina e São Sebastião. Para observar a cidade do alto, visite a Torre Tavira, de onde se tem a melhor vista da baía.

Além de respirar arte em um passeio pelas ruas do centro, em Cádiz também se pode apreciar uma boa exposição. O Museu de Cádiz é bem completo, com acervo de arqueologia e obras de arte variadas. Para apreciar esculturas, vale visitar o Centro Cultural Reina Sofía, no edifício onde antigamente era sede do Governo Militar. Por fim, afrescos de Goya te esperam no Oratorio de la Santa Cueva.

Além destes espaços já consagrados para as artes, ao longo do ano a cidade abriga exposições diversas em locais históricos e outros centros culturais.

Comida

Devido à localização costeira, os peixes e frutos do mar se sobressaem no cardápio local. O prato mais popular é o pescadito (peixinho frito). Mesmo sucesso faz o camarão com alho (gambas al ajillo). Outras receitas à base de carne, azeite e legumes também são comuns.

Cádiz é famosa pelo xerez, um tipo de vinho fortificado e licoroso produzido na região. Para quem aprecia a bebida, vale dar um pulo em Jerez de La Frontera e visitar alguma vinícola especializada.

Como as tapas estão presentes em todo o país, não deixe de prová-las. Os moradores adoram "tapear" com cerveja, queijo e presunto ao mesmo tempo.

Noite

A vida noturna em Cádiz é surpreendente e sazonal. No inverno, o destaque fica por conta dos bares e pubs na parte antiga da cidade. Na Plaza de Mina, por exemplo, os jovens fazem até um esquenta antes de entrar nos barzinhos. A partir da 3h, quando os pubs fecham, os mais baladeiros esticam à Punta San Felipe, onde estão as baladas que varam a madrugada.

Entre fevereiro e março, Cádiz sedia uma das maiores festas de Carnaval do mundo, existente desde o século XVII no alegre bairro de Viña. O evento toma as ruas do centro histórico com repertório musical variado, de flamenco a rock, além de ritmos africanos e sul-americanos, incluindo o samba.

Contudo, a época mais esperada de todas na cidade é o verão. Nesse clima, os chiringuitos (bares e restaurantes de praia) e a orla marítima concentram todo o agito até altas horas.

O que fazer

O que fazer em Cádiz? Boa parte das atrações turísticas se encontra no centro, que reúne lugares históricos, lojas, bares, cafés, restaurantes, praças e jardins bem cuidados. Passeie pelas movimentadas praças da Mina e San Juan de Dios. Ali perto, na Alameda Apodaca, uma agradável caminhada pelo parque Genovés, o mais famoso da cidade, é uma boa pedida.

A calorenta Cádiz também tem mar de água transparente para se refrescar. A praia de Caleta, no bairro Viña, é uma das mais populares. Outra praia abarrotada no verão é a Victoria. O passeio ao longo de sua orla é lindíssimo e vai até a parte antiga da cidade.

Para a galera do windsurfe, as praias Valdevaqueros e Bolonia têm o vento perfeito. Aos surfistas, as melhores ondas estão em Cortadura e Santa Maria del Mar. Ao longo da costa de Cádiz, não faltam pontos para apreciar o pôr do sol. Há ainda a possibilidade de fazer passeios de barco pela costa ou, para quem tem sede de adrenalina, encarar esportes radicais na região serrana.

Compras

O balneário de Cádiz tem lojas variadas para roupas, sapatos, calças, acessórios, artesanato e muito mais. Comece o tour das compras pela Praça San Juan de Dios, no centro histórico, e percorra também as ruas ao redor. Acrescente ao roteiro as ruas Ancha e Columela, duas das principais vias comerciais da cidade.

Só não se esqueça da siesta, o tradicional descanso pós-almoço espanhol. As pequenas lojas fecham as portas das 14h30 às 17h30. Já as grandes redes e estabelecimentos se mantêm abertos.

Transporte

Relativamente pequena, Cádiz está bem abastecida de linhas municipais e intermunicipais de trens e ônibus. Os barcos são mais uma alternativa de transporte (e até cruzeiro) entre as praias e cidades vizinhas. Mas, se preferir, é possível alugar carro para desbravar livremente o litoral da região. E, para quem curte caminhar, o centro histórico não precisa de mais de duas horas para ser totalmente explorado a pé.