O Canadá tem excelentes opções para quem busca continuar sua educação superior, especializar-se em sua carreira ou até diversificar seus conhecimentos após a graduação. As instituições canadenses são renomadas e podem abrir oportunidades não apenas no mercado canadense, mas o mundo todo.
Em opcões de instituições como Colleges Públicos, Colleges Privados e Universidades, o Canadá pode te oferecer programas com duração de a partir de 6 meses, com permissão para trabalhar legalmente no país, aumentando o seu conhecimento acadêmico e pratico e ampliando a sua rede de network. Além de serem uma ótima opção para quem busca caminhos para imigrar definitivamente para lá!
O Canadá tem duas épocas de alta temporada: verão e inverno. Ambas são favoráveis para encontrar uma vaga de trabalho temporário.
Portanto, se puder, programe as datas da sua viagem para que o seu período de trabalho coincida com a alta temporada canadense!
Um College no Canadá não tem similar exato no Brasil, mas tanto o SESI quanto o SENAC se aproximam desse conceito canadense, que oferece opções mais direcionadas a programas de carreira e trabalho.
O foco desses cursos é, principalmente, o conteúdo prático, a experimentação e a atuação real na atividade lecionada. Ao final do período, os Colleges oferecem certificados para cursos com duração de até um ano, e diplomas para uma formação de até três anos.
As áreas de atuação são diversificadas, tais como: Artes (Humanas), Tecnologia e Engenharia, Ciências de Saúde, Agricultura e até a carreira Militar. Os estudantes podem escolher entre Colleges públicos ou privados. Uma característica interessante é que, mesmo na opção pública, há intensa presença e parceria com a iniciativa privada, que orienta e apoia a maioria dos cursos para depois contratar seus formandos.
Olha que demais! Por fim, você terá a permissão para estudar e trabalhar durante o período acadêmico. Os Colleges públicos ainda são elegíveis ao PGWP, ou seja, ao trabalho integral após o término do curso.
O sistema de imigração para o Canadá é simples, porém bastante trabalhoso. É preciso realizar a construção de seu perfil e aplicação, que deve conter todos seus dados conforme seus históricos e características. A cada duas semanas, o governo analisa as aplicações e convida um grupo para seguir em frente no processo.
Caso você seja chamado, deverá apresentar documentos e provas que realmente possui os requisitos apresentados. Esse processo dura, em média, seis meses.