O Canadá possui um sistema de ensino superior diferente do existente no Brasil.
Enquanto no Brasil, quando um estudante termina o ensino médio, o caminho é prosseguir numa Universidade, no Canada há 2 opções: Colleges e Universidades.
Enquanto as Universidades no Canadá funcionam de maneira semelhante as do Brasil, os Colleges tem uma função hibrida, mesclando o acadêmico com o prático, oferecendo programas de curto prazo, pós-secundários, em diversas áreas de atuação e com duração de 6 meses a 3 anos.
Os colleges privados, chamados de career/vocational colleges, em geral são focados em programas e carreiras mais de "entry level" nas áreas de negócios, hospitalidade, TI e administração de saúde.
São ótimos para uma primeira experiencia profissional no Canadá, básica, e para quem não tem nível de inglês tão avançado. Ou mesmo para quem quer explorar o Canadá para depois evoluir nos estudos e trabalho.
As opções oferecidos nos Colleges Privados são:
Possuem datas de início mensais ou bimestrais, e permitem estudar e trabalhar por meio período. E para ser elegível basta ter 18 anos ou mais, ensino médio completo, e nível de inglês intermediário ou avançado.
Trata-se de uma forma muito interessante e popular de incrementar seu inglês, desenvolver skills profissionais e ainda poder trabalhar no Canada.
Os colleges públicos são instituições mais robustas e consagradas no mercado de trabalho Canadense, que oferecem centenas de programas educacionais. Como sua versão Privada, conciliam estudos e trabalho, mas seus campus são geralmente maiores e com mais estrutura.
Oferecem também mais opções de programas:
Os colleges públicos tem alguns benefícios adicionais:
Os colleges públicos também são igualmente populares para quem busca imigrar para o Canadá, pois são ótima ferramenta de transição de trabalho e conferem pontuação de elegibilidade imigracional.
Fale com a CI sobre seu interesse em fazer um College no Canada e vamos começar seu plano de estudos!
A documentação básica necessária para tirar visto para o Canadá é:
Prazo estimado: 20 dias úteis.
Como a documentação pode variar para cada tipo de visto, fale com um consultor CI para entender mais detalhes sobre a sua viagem.
Terão permissão para trabalhar no Canadá os alunos matriculados em cursos de nível profissionalizante. Os chamados "Colleges" são as instituições que oferecem os cursos de intercâmbio de 6 meses a três anos no Canadá. Com os créditos desse programa, ainda é possível fazer a ponte para uma universidade canadense.
Para se matricular em um curso adequado, é importante buscar uma agência de intercâmbio de qualidade reconhecida, como é o caso da CI, que possua parceria com instituições de ensino renomadas no Canadá.
O Canadá tem duas épocas de alta temporada: verão e inverno. Ambas são favoráveis para encontrar uma vaga de trabalho temporário.
Portanto, se puder, programe as datas da sua viagem para que o seu período de trabalho coincida com a alta temporada canadense!
Um College no Canadá não tem similar exato no Brasil, mas tanto o SESI quanto o SENAC se aproximam desse conceito canadense, que oferece opções mais direcionadas a programas de carreira e trabalho.
O foco desses cursos é, principalmente, o conteúdo prático, a experimentação e a atuação real na atividade lecionada. Ao final do período, os Colleges oferecem certificados para cursos com duração de até um ano, e diplomas para uma formação de até três anos.
As áreas de atuação são diversificadas, tais como: Artes (Humanas), Tecnologia e Engenharia, Ciências de Saúde, Agricultura e até a carreira Militar. Os estudantes podem escolher entre Colleges públicos ou privados. Uma característica interessante é que, mesmo na opção pública, há intensa presença e parceria com a iniciativa privada, que orienta e apoia a maioria dos cursos para depois contratar seus formandos.
Olha que demais! Por fim, você terá a permissão para estudar e trabalhar durante o período acadêmico. Os Colleges públicos ainda são elegíveis ao PGWP, ou seja, ao trabalho integral após o término do curso.
PGWP significa "Post-Graduation Work Permit", que em português pode ser traduzido como "Permissão de Trabalho Pós-Graduação". O PGWP é um documento emitido pelo governo do Canadá que permite que estudantes internacionais que concluíram com sucesso um programa de estudos elegível no Canadá possam trabalhar no país após a formatura.
O PGWP é uma oportunidade valiosa para os estudantes internacionais adquirirem experiência de trabalho no Canadá após concluírem seus estudos. Ele tem o objetivo de facilitar a transição dos estudantes para o mercado de trabalho canadense, permitindo que eles obtenham experiência prática em suas áreas de estudo.
A duração do PGWP varia de acordo com o período de estudos do estudante no Canadá. Geralmente, é possível obter um PGWP válido por até três anos. Essa permissão de trabalho é aberta, o que significa que o estudante pode trabalhar em qualquer emprego remunerado no Canadá, e não está limitado a uma área específica de trabalho.
É importante ressaltar que nem todos os programas de estudos no Canadá são elegíveis para o PGWP. É necessário que o programa seja realizado em uma instituição de ensino designada pelo governo do Canadá. Além disso, o estudante deve ter concluído com sucesso o programa de estudos e obter um diploma, certificado ou grau reconhecido.
O PGWP oferece aos estudantes internacionais a oportunidade de adquirir experiência de trabalho, desenvolver habilidades profissionais, estabelecer uma rede de contatos no Canadá e, em alguns casos, até mesmo abrir caminho para a imigração permanente no país. É uma vantagem significativa para os estudantes que desejam explorar oportunidades de carreira no Canadá após a conclusão de seus estudos.