Trabalhar no exterior tem sido uma das opções de intercâmbio mais procuradas nos últimos anos, por diversos motivos. Um deles é, justamente, a possibilidade de trabalhar enquanto estuda em outro país. Essa é uma experiência que, por si só, já valeria pelo intercâmbio todo, mas é uma oportunidade única de praticar no dia a dia tudo o que se aprende em sala de aula. Além disso, o salário recebido pelo trabalho ajuda com os custos da viagem e, se você tiver um pouco de organização, dá até para juntar uma grana.
As opções para quem busca trabalhar fora variam de um país para outro. Para se ter ideia, na Austrália, Nova Zelândia, Irlanda, Espanha, Emirados Árabes e Malta, as vagas disponíveis costumam ser nas áreas de restaurantes, bares, hotelaria e serviços gerais. A admissão depende bastante do seu nível de idioma. E você deve estar matriculado em um curso para trabalhar fora durante o período do intercâmbio.
Também é possível trabalhar nos Estados Unidos como Au Pair, programa voltado para mulheres que tenham afinidade e queiram cuidar das crianças de uma família americana.
Já para quem quer trabalhar no Canadá, é possível ficar a partir de 6 meses até 5 anos e, quem sabe, viver definitivamente por lá. Seja qual for o tempo de permanência, é uma ótima opção para melhorar o currículo com formação e uma experiência de trabalho internacional.
Se o seu objetivo é fazer um bem maior, que tal um Trabalho Voluntário na África do Sul? Você pode se envolver em projetos sociais ou ambientais. O que não faltam são oportunidades de acordo com cada perfil de intercambista. Veja a lista abaixo e escolha o seu programa para trabalhar fora!
Em qualquer época do ano, mas você precisa se inscrever com no mínimo quatro meses de antecedência do embarque, para concluir com tranquilidade o processo de documentação e visto adequado de estudo e trabalho.
Além de comprovar os requisitos de inscrição, é preciso providenciar documentos que apresentem suas experiências anteriores e suas intenções com a participação no programa. Cada escola e país têm suas regras e solicitações diferentes, portanto consulte a unidade CI mais próxima para receber mais informações.
Os brasileiros costumam ter muita facilidade para encontrar uma vaga de trabalho remunerado no exterior, seja pela simpatia, flexibilidade ou proatividade. Vale reforçar que quanto melhor o seu nível de inglês, mais facilidade você terá para ser aprovado em um processo seletivo de uma empresa.
Para conseguir um emprego, é preciso ter seu currículo em inglês em mãos, ativar seu networking e buscar nos sites e anúncios locais pelas oportunidades.