Marbella

Marbella

Situada na chamada Costa do Sol, ao sul da Espanha, Marbella é um dos mais badalados balneários e vira recanto de férias no verão. Aliás, a estação mais quente do ano dura mais de 300 dias na cidade. Ou seja, é calor quase sempre! Frequentada por personalidades da alta sociedade e até celebridades, a cidade andaluza ostenta charme tanto em seu centro histórico quanto na orla das extensas praias. E o viajante se delicia com um repertório de atrações com tudo que tem direito, seja na alta ou na baixa temporada. Lojas, bares, baladas, restaurantes, museus, festivais, parques verdes e montanha compõem o cenário.
Marbella - carrossel 1
Marbella - carrossel 2
Marbella - carrossel 3
Marbella - carrossel 4
Marbella - carrossel 5

Informações úteis: Marbella

Ensolarado e céu azul durante quase o ano todo, com temperatura média anual de 19°C
Espanhol
Cerca de 138 mil habitantes
114,3 km²
(UTC +1) 5 horas à frente do horário do Brasil
Euro
952
220 V

Cultura

O encantador centro histórico de Marbella guarda traços da cultura dos povos que já passaram pela região. Há heranças dos romanos, dos árabes e possui até vestígios da era pré-histórica. Foram descobertos, inclusive, alguns sítios arqueológicos na região.

Entre os museus mais visitados estão o Bonsai (dentro do parque Arroyo de la Represa), com centenas de plantas de diferentes espécies, o Ralli, com obras latino americanas, o Cortijo de Miraflores e, sobretudo, o Museu de Gravuras e Arte Contemporânea Espanhola, dono de um dos acervos mais importantes da Europa. Estão expostos trabalhos de Picasso, Miro, Dalí, entre outros artistas respeitados.

Para enriquecer ainda mais seu roteiro cultural, a cidade mantém uma animada programação artística durante todo o ano. Eventos esportivos, teatros, festivais musicais e de cinema, exposições, entre outras atividades, fazem parte do calendário das artes.

Comida

Graças à enorme variedade de restaurantes, o cardápio em Marbella serve a todos os gostos. Desde a cozinha internacional, com comida japonesa, chinesa, italiana ou indiana, até a mediterrânea e tipicamente espanhola. Devido à localização marítima, os peixes marcam forte presença nas receitas. São bastante apreciados os pescaditos fritos e o saboroso espeto de sardinha.

Como parte da gastronomia regional andaluza, as saladas regadas a azeite de oliva vão de entrada em todos os estabelecimentos. São igualmente bastante servidos o tradicional pinchito moruno (espeto de frango apimentado), o gazpacho (sopa gelada), a paella, além de presunto cru (jamón) e queijos.

Noite

A vida noturna local é uma das mais animadas da Costa do Sol, sobretudo no verão e nas férias. Não faltam bares, baladas, concertos, festivais e até cassinos para manter o viajante acordado a noite inteira.

As melhores opções de balada estão no centro histórico e, claro, à beira-mar, como na agitada Porto Banús. O clima de glamour toma conta do público, já que por ali é comum ver circular celebridades e personalidades abastadas.

O que fazer

O que fazer em Marbella? Há uma infinidade de coisas para fazer em Marbella. Pela parte antiga da cidade, caminhe pelas ruelas e praças floridas, muitas delas enfeitadas por fontes d'água. A região é cheia de construções seculares (como templos góticos, torres e castelos), além de lojas, bares, restaurantes, áreas verdes e jardins bem cuidados.

Os parques Arroyo de la Represa, com dois lagos artificiais, e o Constituição, palco de diversos shows, merecem uma parada, bem como a Alameda de Marbella, via principal da cidade, bastante arborizada e perfeita para um passeio romântico. Mas é a central Praça Orange sua grande referência.

Já no circuito praiano, são 27 km de litoral para explorar. A diversão vai da areia aos calçadões da orla. A praia mais badalada é a de Porto Banús, considerada um grande complexo esportivo e de entretenimento ao ar livre. Não deixe de conferir o Bulevar da Fama, espécie de calçada da fama à la Hollywood. Outras enseadas dignas de visita são San Pedro de Alcántara, Puente Romano, Los Monteros, Las Chapas, Venus, Fontanilla e Calahonda.

Compras

Como todo badalado destino de férias e veraneio, Marbella oferece muitas lojas de grife e é um reduto de consumo. São diversos pontos comerciais, espalhados tanto no centro antigo quanto nas orlas marítimas. Há lojas que vendem desde lembrancinhas típicas até as marcas mundialmente famosas.

As marinas de San Pedro de Alcántara e do Porto Esportivo possuem muitos lojistas, mas nada se compara ao glamour e estilo fashion das lojas na badalada praia de Porto Banús. Sua orla, que inclui o Bulevar da Fama, ostenta inúmeras vitrines de grifes renomadas de roupas e acessórios, celebridades andando pelo calçadão e carrões importados pela rua, sem contar os luxuosos iates estacionados por ali.

Transporte

A rede de transporte em Marbella é satisfatória, tanto para quem chega quanto para quem circula pela cidade. Muitas áreas são facilmente percorridas a pé, mas os viajantes também podem optar por táxis, trens ou ônibus. As linhas ainda conectam Marbella a cidades vizinhas, inclusive com o aeroporto, em Málaga. Para quem quer aproveitar para conhecer outros destinos próximos, vale considerar a possibilidade de alugar um carro.