Tel Aviv

Tel Aviv

Tel Aviv é a segunda maior cidade de Israel e a mais cosmopolita. Localizada na costa do Mar Mediterrâneo, pode ser considerada a Nova York de Israel, dada a grande diversidade de atrações turísticas. Conhecida como a Cidade Branca, possui o maior conjunto arquitetônico no estilo da Bauhaus do mundo, contando com mais de 1,5 mil prédios nesse estilo, o que conferiu à cidade o título de Patrimônio Mundial da UNESCO. Também conhecida como a cidade que nunca dorme, há opções para todos os gostos, desde jantar em ótimos restaurantes à beira mar, museus, teatros e muitas outras opções que as maiores cidades do mundo oferecem.
Tel Aviv - carrossel 1
Tel Aviv - carrossel 2
Tel Aviv - carrossel 3
Tel Aviv - carrossel 4
Tel Aviv - carrossel 5

Informações úteis: Tel Aviv

A alta temporada é o verão, entre maio e agosto, que é quente e úmido. O inverno, de dezembro a fevereiro, é ameno com pancadas de chuva.
Hebraico e Árabe
Cerca de 435 mil habitantes
52 km²
(UTC +2) 5 horas à frente do horário do Brasil
Novo shekel israelense
+972
220 V

Cultura em Tel Aviv

Diferente de muitas outras cidades em Israel, com mais de 4000 anos de história, Tel Aviv tem pouco mais de 110 anos. Fundada em 1909, começou como um bairro suburbano na antiga cidade portuária de Jaffa. Seus primeiros moradores desenharam seus lotes e terrenos na areia da praia e, apesar de ter uma história tão recente, Tel Aviv é, hoje, a segunda maior cidade de Israel, com mais de 450.000 habitantes e a primeira cidade totalmente judaica dos tempos modernos.

Tel Aviv é uma profusão cultural, que vai desde a arquitetura histórica da Cidade Velha de Jaffa, com quase 4.000 anos de existência, onde se pode passear por suas vielas estreitas e cercada por prédios feitos de pedra, e também conhecer o maior acervo arquitetônico do mundo no estilo Bauhaus, famosa escola alemã de arquitetura.

Em contrapartida, também é possível conhecer o Museu de Arte de Tel Aviv e ver obras de artistas como Pablo Picasso, Jackson Pollock e Roy Lichtenstein. Sua própria arquitetura já é uma obra de arte à parte, já que o maior desafio do escritório que o projetou foi planejar grandes galerias em um terreno de proporções modestas: Conseguiram.

E se você quiser saber mais sobre este país incrível, visite o Museu da Terra de Israel, um dos maiores museus do país. Lá, você poderá ver exposições temporárias e permanentes sobre a história e cultura israelense, com destaque para os Pergaminhos do Mar Morto, encontrados no final dos anos 40 em cavernas de Qumran, no Mar Morto.

Comida

A gastronomia é um capítulo à parte em Tel Aviv, figurando em grandes premiações na categoria Turismo Gastronômico, Melhores Mercados e até por possuir o “restaurante mais lindo do mundo”, o Pastel Brasserie.

Por ser uma terra de imigrantes, cada etnia trouxe suas tradições e lá é possível provar comidas do mundo todo, como etíope, russa, iraquiana, indiana e muitas outras, mas todas com um toque israelense.

Agora, se você quiser provar comidas típicas israelenses, poderá provar os melhores pratos na boa e velha comida de rua. Que tal um Shawarma, o x-tudo israelense? Apesar de ter origem árabe, lá ele vem necessariamente no pão sírio e é caprichado nas pimentas e molhos. Com certeza, é a comida de rua mais tradicional de Tel Aviv.

Desde botecos a restaurantes de luxo, em todos você encontrará o falafel, bolinhos de grão de bico fritos, a fritura preferida de Israel.

E estando lá, é impossível não provar a comida kosher, que são regras rigorosas que os judeus tradicionais seguem para se alimentarem. Na culinária kosher, não misturam carne de gado ou frango com leite e derivados, por exemplo. É tão sério que tem até McDonalds kosher por lá.

Noite

Por conta do delicioso clima mediterrâneo, a noite de Tel Aviv é considerada uma das melhores do mundo. Lá, pode-se começar curtindo desde o pôr do sol em um dos muitos bares de praia tomando um drink exótico ou uma cerveja artesanal e isso será só o esquenta pra curtir tudo o que a noite de Tel Aviv tem a oferecer.

Se você viaja em busca das melhores baladas, vai encontrá-las entre a Rothschild Boulevard e do distrito Harakevet, onde se concentra a maior parte das baladas e bares de Tel-Aviv, além de ser considerada a área mais elegante da cidade.

Se você curte música eletrônica, a Haoman 17 não pode ficar de fora do seu roteiro. Além de alguns dos djs mais famosos do mundo como Tiesto, Sasha e Sven Sath já terem tocado nas pickups da casa, celebridades como Madonna e muitos outros já curtiram a noite de Tel Aviv por lá.

Agora, se você procura uma balada mais diferentona, precisa conhecer o Kuli Alma, um bar subterrâneo eleito o melhor de Tel Aviv, com paredes grafitadas e comida saborosa.

E seja qual for a sua opção para curtir a noite saiba que Israel é um dos destinos mais gay friendly do mundo, com uma lei rígida para reprimir qualquer tipo de discriminação por orientação sexual. Dá pra curtir até o dia amanhecer, não dá?

Não importa o seu gosto musical, Em Tel Aviv tem opções para todos.

O que fazer

Opções não faltam para você curtir ao máximo Tel Aviv. Se você curte praia, com certeza vai achar uma pra chamar de sua ao longos dos 14km de costa. Banhadas pelo Mar Mediterrâneo, as praias costumam ser divididas por tipos de públicos. Por exemplo, Nordeau Beach, que é frequentada pelo público religioso. Rola até dias específicos para homens e outras para as mulheres frequentarem determinadas praias, mas não se preocupe, tudo é super bem identificado e você não corre o risco de dar nenhum fora.

Gordon Beach e Hilton Beach é super frequentada por surfistas atrás das melhores ondas da cidade, e esta última também é muito frequentada pela galera LGBTQIA+. Além disso, passear pelo calçadão de Tel Aviv pode te fazer se sentir no Brasil, já que foi projetado por ninguém menos que o brasileiro Oscar Niemeyer, que deixou uma grande contribuição para a arquitetura e urbanismo da cidade.

E se arquitetura é um dos seus interesses durante uma viagem, não pode deixar de passear pela Rothschild Boulevard, o coração da arquitetura Bauhaus, a chamada Cidade Branca, patrimônio da Unesco. Vale um passeio de bicicleta para apreciar todos os detalhes de uma das mais importantes escolas de arquitetura do mundo, trazida para Tel Aviv a partir de 1933 por arquitetos judeus alemães que fugiram para a Palestina.

Outro passeio imperdível são os mercadões da cidade. Visite o Sarona Market e se delicie com a grande variedade de temperos, frutas, doces, pães e as melhores comidas árabes de rua! É de dar água na boca.

E se quiser terminar o dia curtindo um incrível pôr do sol, pegue uma bike e pedale até o Porto de Jaffa. Em meio a barcos de pequeno porte e veleiros, é o cenário perfeito para você gravar esse lugar pra sempre na sua memória.

Compras

Seja qual for o destino, é impossível viajar e não querer fazer umas comprinhas, não é? Em Tel Aviv não seria diferente, então aproveite para conhecer o Azrieli Center, um shopping que ainda conta com um observatório no alto do seu 50º andar.

E se você é daqueles que gostam de comprar produtos super característicos de onde você está, um dos mais famosos por lá são os cosméticos à base dos minerais do Mar Morto. Com propriedades cicatrizantes, sua água é componente de diversas linhas de produtos.

Já entre as feiras e mercados, não deixe de visitar o Carmel, com opções de roupas, souvenires e gastronomia local, o Shuk HaNamal, um mercado gourmet no antigo porto e o Shuk HaPishpushim, o famoso mercado de pulga em Jaffa.

Transporte

Por ser uma cidade pequena mas com uma grande extensão de ciclofaixas [são mais de 120km], dá para conhecer boa parte da cidade pedalando. Com muitos bicicletários espalhados pela cidade, você pode alugar uma bike e pagar pelo cartão de crédito.

Mas se você preferir fazer isso com um pouco menos de esforço, andar de ônibus por lá é uma boa pedida também e são as opções mais baratas. Os ônibus geralmente são modernos e contam com ar condicionado, wifi e até tomada usb! Fique atento apenas ao Shabat, que começa ao anoitecer da sexta-feira e vai até o anoitecer do sábado, pois os ônibus não circulam nesse dia.

Já os táxis são as opções mais práticas, porém, as mais caras também. Uma boa forma de utilizá-los é chamando-o através de aplicativos, pois há opções em inglês. Fique atento se o motorista ligou o taxímetro, é comum que não liguem, então fique esperto!

Mais opções de cidades