Israel é um país pequeno, estreito e semiárido na costa sudeste do Mar Mediterrâneo, com aproximadamente 470 km de comprimento e 135 km de largura em seu ponto mais largo e faz fronteira com o Líbano, ao norte, com a Síria, a nordeste, com a Jordânia, a leste, com o Egito, a sudoeste e com o Mar Mediterrâneo, a oeste. Para se ter uma ideia, dá para cruzar o país de leste a oeste em 90 minutos, de carro, partindo do Mar Mediterrâneo até o Mar Morto. Suas principais cidades são Tel Aviv, Jerusalém e Haifa, com características bastante peculiares que, inclusive virou ditado popular: "Tel Aviv joga, Jerusalém reza e Haifa trabalha". Mas mesmo com dimensões tão enxutas, Israel é um país rico em história, cultura, artes, gastronomia e belezas naturais, com atrações para todos os tipos de viajantes.
Israel entrou na história há aproximadamente 35 séculos, quando o povo judeu deixou o seu modo de vida nômade, estabeleceu-se na Terra (como chamam a região israelense) e tornou-se uma nação. Ao longo dos anos, a Terra foi conhecida por muitos nomes: Eretz Yisrael (Terra de Israel); Sião, uma das colinas de Jerusalém; Palestina, derivado de Filisteia, e utilizado pela primeira vez pelos romanos; a Terra Prometida; e a Terra Santa, entre outros. No entanto, para a maioria dos israelenses de hoje, o país é simplesmente Haaretz – a Terra. Tel Aviv foi capital de Israel entre os anos de 1948 e 1950 mas, por razões políticas, Jerusalém assumiu esse posto desde então.
Com uma população de mais de 7,6 milhões de pessoas, aproximadamente 5,7 milhões são judeus e 1,5 milhões são árabes. Há vários tipos de estilos de vida no país: do religioso ao secular (quem não tem afeição por religião); do tradicional ao moderno; do urbano ao rural, é um povo que respeita e convive bem com as diferenças, provavelmente, graças à sua própria história.
O sistema educacional israelense é um dos mais valorizados no mundo. Desde 1978, ela é oferecida gratuitamente e é obrigatória às crianças e jovens de 5 a 16 anos. Com mais de 97% de sua população alfabetizada, ocupa o terceiro lugar no ranking dos países mais desenvolvidos quando o assunto é educação.
É por tudo isso e muito mais que Israel é um país inesquecível. Viver toda essa riqueza de história, cultura e tradição certamente te marcará para sempre como um dos destinos mais incríveis que você já conheceu.