Israel

Israel

Israel: beleza e cultura


Diferente do que muitos podem imaginar, Israel é um país que, além da história e cultura milenares, tornou-se também um grande polo de desenvolvimento tecnológico e industrial. Tudo isso, aliado a belezas naturais incríveis, tornam o país um dos destinos mais procurados pelos viajantes, indo muito além da sua fama pelo turismo religioso, que leva milhares de pessoas para lá todos os anos, também se destaca pelos seus sítios históricos que remontam toda a sua história, arte, cultura e gastronomia.
Israel - carrossel - Haifa
Israel - carrossel - Jerusalém
Israel - carrossel - Tel Aviv
Israel - carrossel - Tel Aviv
Israel - carrossel - Jerusalém

Sobre o país: Israel

Israel é um país pequeno, estreito e semiárido na costa sudeste do Mar Mediterrâneo, com aproximadamente 470 km de comprimento e 135 km de largura em seu ponto mais largo e faz fronteira com o Líbano, ao norte, com a Síria, a nordeste, com a Jordânia, a leste, com o Egito, a sudoeste e com o Mar Mediterrâneo, a oeste. Para se ter uma ideia, dá para cruzar o país de leste a oeste em 90 minutos, de carro, partindo do Mar Mediterrâneo até o Mar Morto. Suas principais cidades são Tel Aviv, Jerusalém e Haifa, com características bastante peculiares que, inclusive virou ditado popular: "Tel Aviv joga, Jerusalém reza e Haifa trabalha". Mas mesmo com dimensões tão enxutas, Israel é um país rico em história, cultura, artes, gastronomia e belezas naturais, com atrações para todos os tipos de viajantes.

Israel entrou na história há aproximadamente 35 séculos, quando o povo judeu deixou o seu modo de vida nômade, estabeleceu-se na Terra (como chamam a região israelense) e tornou-se uma nação. Ao longo dos anos, a Terra foi conhecida por muitos nomes: Eretz Yisrael (Terra de Israel); Sião, uma das colinas de Jerusalém; Palestina, derivado de Filisteia, e utilizado pela primeira vez pelos romanos; a Terra Prometida; e a Terra Santa, entre outros. No entanto, para a maioria dos israelenses de hoje, o país é simplesmente Haaretz – a Terra. Tel Aviv foi capital de Israel entre os anos de 1948 e 1950 mas, por razões políticas, Jerusalém assumiu esse posto desde então.

Com uma população de mais de 7,6 milhões de pessoas, aproximadamente 5,7 milhões são judeus e 1,5 milhões são árabes. Há vários tipos de estilos de vida no país: do religioso ao secular (quem não tem afeição por religião); do tradicional ao moderno; do urbano ao rural, é um povo que respeita e convive bem com as diferenças, provavelmente, graças à sua própria história.

O sistema educacional israelense é um dos mais valorizados no mundo. Desde 1978, ela é oferecida gratuitamente e é obrigatória às crianças e jovens de 5 a 16 anos. Com mais de 97% de sua população alfabetizada, ocupa o terceiro lugar no ranking dos países mais desenvolvidos quando o assunto é educação.

É por tudo isso e muito mais que Israel é um país inesquecível. Viver toda essa riqueza de história, cultura e tradição certamente te marcará para sempre como um dos destinos mais incríveis que você já conheceu.

Informações úteis: Israel

Jerusalém
Cerca de 7,8 milhões de habitantes
Hebraico e Árabe
Cerca de 7,8 milhões de habitantes
22.072 km²
Novo shekel israelense
+972
220 V