No extremo oposto a Sydney fica esta que é conhecida como a cidade mais isolada do mundo. A metrópole mais próxima, Adelaide, fica a quase 3 mil km de distância. Com mais de 2 milhões de habitantes, Perth se espalha nas margens do rio Swan até ele desembocar no Oceano Índico. Capital da Austrália Ocidental, ela soube não só se moldar a sua geografia como a construir uma das melhores qualidades de vida do país. Sofisticada, cosmopolita e moderna, Perth já teve minas de ouro e hoje possui um custo de vida mais barato do que as demais cidades australianas. Cidade-praia, tem no mar sua principal fonte de riqueza e alegria.
Os ingleses colonizaram, dezenas de nacionalidades imigraram, nativos resistiram: em tudo isso Perth se assemelha às demais metrópoles australianas. Sendo a cidade mais habitada da costa oeste, no entanto, ela ganha imenso destaque. No Perth Cultural Centre isso fica mais do que claro: a imensa área próxima da central de trem reúne os principais museus e espaços culturais, dentre eles a Art Gallery of Western Australia, que conta com um rico acervo aborígine, e o imponente State Theatre Centre, que apresenta de comédia à ópera, passando por produções musicais e infantis.
Vale tirar o dia (e voltar mais de uma vez) para passear livremente pelo Perth Cultural Centre visitando o que mais chame a atenção: toda a área foi revitalizada para sediar esse complexo com a intenção bem-sucedida de ser um lugar agradável, para passeio. Aprender caminhando é também o objetivo do roteiro Historic Guildford: por cerca de uma hora o viajante percorre um circuito formado por treze construções e áreas marcadas com placas explicativas em meio a um bairro que parece perdido no tempo. Trata-se de uma região colonial fundada em 1829 e que permanece quase intacta, às margens do rio Swan.
Indo um pouco mais longe, vale muito a pena ir até o Museu Marítimo, em Fremantle, meia hora ao sul do centro de Perth. O museu em forma meio de barco, meio de concha conta a fascinante relação da Austrália Ocidental com o mar.
No quesito cozinha, Perth prepara delícias multiculturais. Os vários restaurantes oferecem tanto pratos típicos (como os à base de batatas, de frutos do mar ou carnes exóticas) quanto o melhor da culinária internacional. Aproveite para degustar à mesa os bons vinhos australianos, muitos deles produzidos em vinícolas da própria região.
Os estabelecimentos situados à beira-mar e na orla do rio Swan são os mais charmosos. Ao mesmo tempo, é possível comer bem nos inúmeros pubs e cafés espalhados na cidade. Vale tomar um café na Cappucino Strip, na histórica e portuária Fremantle. Bairros próximos ao centro, como Subiaco e Northbridge, contam com opções gastronômicas premiadas. No Fishing Boat Harbour, pescados e frutos do mar fazem a festa dos comensais.
Apesar da atmosfera pacata, Perth tem uma vida noturna interessante. A região do centro apresenta boas alternativas de balada. A maioria não cobra entrada e paga-se apenas o consumo. Mas a noite ferve mesmo em Fremantle, região portuária e celeiro de bares e baladas. O agito boêmio em Perth costuma terminar entre 2h e 3h da manhã. Mesmo assim, dá para curtir bastante!