Melbourne

Melbourne

Jovem, moderna e cheia de estilo: essa é a essência de Melbourne, a segunda maior metrópole da Austrália. A diversão é garantida nesta que já foi eleita uma das cidades com melhor qualidade de vida do mundo. Melbourne lembra a frenética São Paulo por ser o centro dos negócios, dos eventos culturais e esportivos, mas tem uma atmosfera completamente diferente. É leve e descontraída, com lojas e bares refinados dividindo espaço em harmonia com parques e praias. E é onde está a arquitetura mais arrojada do país, embora ainda preserve o charme das construções vitorianas da colonização inglesa.
Melbourne - carrossel 1
Melbourne - carrossel 2
Melbourne - carrossel 3
Melbourne - carrossel 4
Melbourne - carrossel 5

Informações úteis: Melbourne

A variação climática é alta: você pode sair de casa com chuva forte ou com frio de 10°C, mas no meio da tarde a temperatura bate os 40°C
Inglês
Cerca de 4 milhões de habitantes
8.806 km²
(UTC +11) 14 horas à frente do horário do Brasil
Dólar Australiano
+3
220-240 V

Cultura

Cosmopolita, Melbourne disputa com Sydney o título de capital cultural da Austrália. A vibrante programação anual conta com espetáculos artísticos, exposições, festivais (o mais importante deles é o Festival Internacional de Artes e até grandes competições esportivas, como o Australia Open Tennis e o GP de Fórmula 1.

Os amantes da arte podem se esbaldar em museus, galerias e livrarias, sobretudo das regiões de Southbank e BD (Central Business District), onde também é possível observar o contraste entre a arquitetura antiga e moderna e se perder em vielas de muros grafitados.

O Museu de Melbourne, por exemplo, é o maior do país e um dos mais inovadores do mundo. Abriga coleções que abrangem diferentes aspectos da vida humana, de ciência e tecnologia, sem deixar de lado o legado da cultura aborígine.

Comida

Melting pot é o nome que os próprios locais dão para a variedade gastronômica de Melbourne. Há restaurantes, cafés e bares de mais de 70 nacionalidades diferentes – tem até churrascaria brasileira. Aproveite o cardápio internacional e se delicie em restaurantes de culinária francesa, tailandesa, japonesa, indiana, afegã ou espanhola. Se quiser degustar uma boa massa, por exemplo, basta ir ao Little Italy, no Carlton.

Para desfrutar das delícias de uma cafeteria, Melbourne é o destino certo. Além do bairro Southbank, há boas opções também na região praiana St. Kilda e na área de Federation Square.

Noite

A colonização em Melbourne foi inglesa, certo? Portanto, é fácil de imaginar que as principais atrações noturnas são os pubs. Há quase um por esquina, todos lotados no happy hour, principalmente às sextas-feiras. Só fique esperto e chegue cedo, pois a maioria fecha por volta das 22h. Mas não se preocupe, pois a festa vai noite adentro em Melbourne em pistas das baladas e em roof tops com vistas lindas da cidade iluminada. Experimente ir também para a Brunswick Street, na região boêmia de Fitzroy, para curtir a noite em lugares mais alternativos.

O que fazer

Não é preciso ir muito longe de Melbourne para desfrutar as atrações naturais. Na própria cidade já é possível observar a fauna e flora australiana fazendo o circuito do Aquário, do Zoológico e do Jardim Botânico de Melbourne.

Para ficar nas alturas, há duas opções: suba o Eureka Skydeck, edifício de 297 metros de altura com uma vista incrível de 360 graus da metrópole, ou dê uma volta na roda gigante Melbourne Star, na região de Docklands. Na descida, embarque num passeio de barco pelo rio Yarra, ou de trem a vapor pelos campos do norte.

Nos arredores da cidade há atrações interessantíssimas. A pouco mais de duas horas de carro a sudoeste está a Ilha Phillip, onde o viajante vê de perto colônias de pinguins, coalas, cangurus e focas. Na mesma direção do arquipélago, fica a Great Ocean Road, uma estrada à beira-mar, de onde se avistam falésias que recortam a costa formando arcos e cavernas marinhas.

Se você busca adrenalina, prepare-se para pegar uma onda perfeita em Bells Beach. A praia australiana mais famosa entre os surfistas fica a uma hora e meia ao sul da cidade. Já no inverno, é hora de experimentar as baixas temperaturas da estação de esqui Mt.Buller, localizada a nordeste de Melbourne e na fronteira com o estado de New South Wales.

Compras

Capital da moda australiana, Melbourne dita tendências por todo o país e é tida como um grande templo das compras. São muitos os complexos de lojas que reúnem badaladas grifes internacionais, como o Southgate e o Crown Entertainment Complex e o Melbourne Central, com suas 180 lojas e arquitetura impressionante.

O Queen Victoria Market, complexo comercial do século XIX, mas com uma fachada moderna de 1300 painéis solares, é muito tentador.

O comércio de rua também agrada. No centro, diversas galerias esbanjam luxo e glamour e são as mais frequentadas pelos locais. As ruas Swanston e Chapel têm as vitrines e os balcões mais concorridos.

Transporte

O transporte mais eficiente por lá é o tram, uma versão moderna dos bondes que circulam pelas ruas. Na região central, há a linha 35 da City Circle, gratuita, que percorre as principais atrações turísticas – o passageiro pode subir e descer quantas vezes quiser sem colocar a mão no bolso uma única vez.

Uma eficiente e barata rede de trens e ônibus completa a oferta de transporte público, pois os táxis saem um pouco caros em razão das grandes distâncias. O ideal é comprar o cartão Myki Card, que pode ser carregado em diversos pontos da cidade, e utilizá-lo nos meios de transporte interligados no sistema.