Liverpool

Liverpool

Não há como fugir disso: é a terra dos Beatles, sim. E de muito mais, como o Liverpool F.C., um dos times de futebol mais queridos da Inglaterra; a área revitalizada das antigas docas, transformadas em restaurantes, bares, cafés e lojinhas; a maior quantidade de museus e galerias de arte do Reino Unido fora de Londres e a maior catedral anglicana da Inglaterra, a quinta de toda Europa. Depois de conhecer tudo isso, relaxe em um pub ou prepare-se para ainda mais agito, pois Liverpool tem a noite mais animada da região.
Liverpool - carrossel 1
Liverpool - carrossel 2
Liverpool - carrossel 3
Liverpool - carrossel 4
Liverpool - carrossel 5

Informações úteis: Liverpool

Médias máximas de 13°C e mínimas de 7,2°C. Geralmente chove em mais de 140 dias no ano
Inglês
Cerca de 466,4 mil habitantes
200 km²
(UTC +0) 4 horas à frente do horário do Brasil
Libra Esterlina
+151
220-240 V

Cultura

Sete instituições de Liverpool integram o grupo dos National Museums, com entrada grátis. Um deles é a Walker Art Gallery, que reúne obras de arte produzidas ao longo de mais de 700 anos. Em outro, o World Museum, há planetário, aquário e coleções de história natural, incluindo uma ala dedicada aos dinossauros.

Na zona portuária do Albert Dock ficam a Tate Liverpool, filial do famoso museu privado de Londres dedicado à arte moderna e contemporânea, e o Merseyside Maritime Museum, com barcos, uniformes navais e objetos encontrados em naufrágios. No coração da cidade, em um prédio com mais de 300 anos, o centro cultural Bluecoat recebe exposições, eventos sobre literatura e espetáculos de música e dança. E para ver a cidade do alto, faça o tour que dá direito a visitar a torre da Liverpool Cathedral, a maior igreja anglicana do país.

Comida

Os restaurantes mais badalados ficam no entorno da Hope Street ou estão instalados em hotéis elegantes. Por sediar a mais antiga comunidade chinesa do Reino Unido, Liverpool também é pródiga em restaurantes da especialidade – vá direto à fonte, na região da  , e aproveite para admirar o gigantesco arco que dá as boas-vindas a Chinatown. Para um almoço leve, tente um dos diversos cafés espalhados por ruas como a Bold Street e a Duke Street – são excelentes lugares, também, para a deliciosa hora da gula do tradicional chá da tarde inglês.

Noite

A variedade dá o tom dos endereços em torno da Seel Street: tem bar latino instalado em uma antiga igreja, coquetéis ao estilo havaiano, baladas e lanchonetes. Os pubs mais tradicionais da cidade estão no entorno da Hardman Street e a Concert Square atrai estudantes e grupos de amigos para dançar em algumas das maiores baladas locais. Na área LGBTQIA+, que engloba as ruas Stanley, Dale, Cumberland e Eberle, o agito nas pistas vai até o sol nascer. Festas animadas rolam também na região conhecida como Baltic Triangle, em antigos galpões transformados em bares.

O que fazer

O que fazer em Liverpool? Percorrer a cidade em busca dos endereços que fizeram parte da história dos Beatles é uma diversão e tanto. Dá para começar pelo maior museu do mundo dedicado ao quarteto de Liverpool: o Beatles Story, que fica no conjunto do Albert Dock. Dali, também, sai o Magical Mystery Tour, passeio de duas horas por lugares como Penny Lane, Strawberry Field e as casas em que viveram John Lennon e Paul McCartney durante a infância.

Passeios de barco pelo rio Mersey levam a pontos como o Spaceport, com jogos e experiências que explicam conceitos científicos como a gravidade e a luz, e ao U-Boat Story, um submarino alemão da Segunda Guerra transformado em museu. Durante a temporada esportiva de futebol, por fim, tente conseguir um ingresso para o ver o time do Liverpool jogar em sua própria casa, o estádio Anfield.

Compras

Além de diversos shopping centers – entre os cinco localizados no centro da cidade, o Liverpool ONE é considerado o mais completo –, várias ruas comerciais merecem ser exploradas. Ainda na região central, percorra vias como a Church Street e a Bold Street, com megastores, butiques locais, lojas de discos e roupas descoladas. Em Lark Lane, é bacana desvendar os mercados de rua. Vale, também, pegar o trem da Merseyrail para conhecer a elegante Lord Street, no município vizinho de Southport, que tem lojinhas diversas instaladas sob arcadas vitorianas, em meio a jardins.

Transporte

Para distâncias mais longas, há diversas linhas de ônibus e 66 estações servidas por um trem de superfície, o Merseyrail – apenas quatro delas, na região central da cidade, são subterrâneas: Lime Street, Liverpool Central, Moorfields e James Street. Fique esperto: há um passe que dá direito a um dia de viagens ilimitadas, mas que não vale para os horários de pico. Quem prefere pedalar pode alugar as bicicletas do sistema CityBike.