Oxford

Oxford

A sede da universidade mais antiga da Inglaterra – e uma das mais prestigiadas do mundo – atrai milhares de pessoas o ano inteiro em busca de aprendizado, cultura, uma verdadeira aula de arquitetura britânica e atrações históricas centenárias. Mesmo com o intenso movimento de estudantes e a frenética atividade intelectual, Oxford conserva o ar interiorano e o aspecto de um vilarejo de contos de fadas: não por acaso, diversas sequências dos filmes de Harry Potter foram feitas na cidade.
Oxford - carrossel 1
Oxford - carrossel 2
Oxford - carrossel 3
Oxford - carrossel 4
Oxford - carrossel 5

Informações úteis: Oxford

Médias máximas de 14,6°C e mínimas de 6,9°. Chove mais de outubro a janeiro
Inglês
Cerca de 151,9 mil habitantes
50 km²
(UTC +0) 4 horas à frente do horário do Brasil
Libra Esterlina
+1865
220-240 V

Cultura

Informe-se sobre a possibilidade de conhecer pelo menos algum dos 38 "colleges" da Universidade de Oxford. Diversos deles abrem as portas para visitantes em determinados horários do dia e tanto o Christ Church quanto o Wadham College permitem que sejam visitados, ainda, seus refeitórios, os chamados "dining halls" – o de Wadham apareceu nos filmes de Harry Potter como a grande sala de refeições da escola Hogwarts. Outro cenário real incluído no universo do bruxinho foi a Bodleian Library, uma das bibliotecas mais antigas da Europa, em funcionamento desde o início do século XVII.

Construído em 1683, o Ashmolean Museum tem objetos que vão do Antigo Egito à arte contemporânea. Para coleções ligadas às ciências naturais, vá ao Oxford University Museum of Natural History. O pitoresco Story Museum, por fim, presta homenagem à literatura com atividades para adultos e crianças.

Comida

Endereços tradicionais e elegantes vêm, cada vez mais, dividindo o espaço com casas de ambiente informal, frequentadas pelos alunos da universidade ou por jovens profissionais – e todos com boa comida. Diversos restaurantes aderiram à tendência de servir receitas feitas apenas com ingredientes sazonais e orgânicos, produzidos na região. Para um lanchinho rápido com café tirado na hora e bolos recém-saídos do forno, percorra as lojinhas do Covered Market, centro de compras instalado em um prédio do século XVIII, com entrada pela High ou pela Market Street.

Noite

Muitos estudantes rumam para Jericho, no subúrbio de Oxford, em busca de bares mais arrumadinhos, com coquetéis caprichados e comida de primeira. Com endereços mais descontraídos – e menos caros –, a Cowley Road atrai gente do mundo inteiro para beber e discutir os assuntos do momento. No centro, há diversos pubs aconchegantes (o mais antigo da cidade data de 1242!) para um "pint" de cerveja e uma porção de fish and chips. Como fecham cedo, porém, o jeito de estender a noite para alguma balada.

O que fazer

O que fazer em Oxford? Comece seu passeio pelo Oxford Castle Quarter, do século XI, que já serviu como centro administrativo e prisão – e que, hoje, abriga um hotel, restaurantes e bares. A grande atração, porém, é fazer o tour “Oxford Castle – Unlocked”, guiado por monitores vestidos a caráter, que passa pela torre (com vista de 360° da cidade), pela cripa de 900 anos e pela antiga ala de confinamento.

Mantido pela Universidade, o Botanic Garden tem estufas climatizadas para abrigar plantas de diferentes ecossistemas, como a floresta tropical, pântanos, desertos e montanhas alpinas. É, também, um excelente lugar para realizar o "punting", passeios pelo rio a bordo dos "punts", barcos de madeira feitos à mão.

Na cidadezinha de Woodstock, a apenas 20 minutos de distância do centro de Oxford, vale conhecer o Blenheim Palace, residência dos duques de Marlborough e lugar de nascimento de Sir Winston Churchill. Construído no estilo barroco do século XVIII, tem cômodos abertos à visitação, jardins deslumbrantes, um labirinto de plantas, borboletário e playground.

Compras

Na High Street, a principal via de compras, há uma boa diversidade de endereços que vendem roupas, antiguidades, livros e suvenires – lembrancinhas de Oxford, aliás, são a especialidade das lojas da Universidade. Para produtos mais originais ou peças artesanais, explore o Covered Market, que existe desde 1774 e, hoje, combina bancas de alimentos e guloseimas com estandes que vendem bolsas, brinquedos, chapéus, artigos infantis, entre outros. Se estiver em busca de pechinchas, pegue o trem até o outlet Bicester Village, onde os produtos de mais de 120 lojas ganham até 70% de desconto.

Transporte

Compacta, com os principais pontos de interesse próximos uns dos outros, Oxford é cidade para ser conhecida a pé – no máximo, de bicicleta, meio de transporte adotado por grande parte da população. Ônibus percorrem distâncias mais longas e trens partem da cidade com destino a Londres e outras localidades do país. O serviço conhecido como "The Airline" leva aos aeroportos de Heathrow, Gatwick e Birmingham.