Nova Déli

Nova Déli

Nas ruas, você se depara com inúmeras cenas interessantes: mulheres vestidas de sári, a típica roupa colorida indiana, dividem o espaço com vendedores de comida, vacas, tuc-tucs e um trânsito caótico. Em duas áreas, uma antiga e outra moderna, Nova Déli, a capital do país, combina os traços de sua história milenar com símbolos prósperos do presente. O melhor é caminhar sem pressa para visitar os templos e os palácios de marajás, curtir o som pop das músicas que saem das lojas ou dos táxis e parar de vez em quando para saborear a condimentada culinária local.
Nova Déli - carrossel 1
Nova Déli - carrossel 2
Nova Déli - carrossel 3
Nova Déli - carrossel 4
Nova Déli - carrossel 5

Informações úteis: Nova Déli

É um lugar de extremos: 25°C a 45°C no verão e 5°C a 22°C no inverno
Hindu e inglês
Cerca de 16,7 milhões de habitantes
42,7 km²
(UTC +5:30) 8 horas e meia à frente do horário do Brasil
Rúpia
+11
230 V

Cultura

A capital indiana faz um bom resumo da milenar e sagrada cultura do país. Por todo lugar estão espalhadas imagens dos principais deuses cultuados pelo hinduísmo, a maior religião local: Brahma, Shiva, Vishnu, Ganesha, Krishna... a lista parece quase infinita. Templos suntuosos, a exemplo do Lótus e do Akshardham, além de mesquitas como a Jama Masjid, estão abertos aos visitantes –  na casa muçulmana, só não se pode entrar nos horários de oração.

Dedique um tempo para conhecer o National Gandhi Museum, com uma curiosa galeria de rocas de fiar, fotografias e objetos ligados ao famoso pacifista, o acervo de peças artesanais do Crafts Museum e o National Museum, que reúne coleções de arqueologia, antropologia, joias, moedas e pinturas, entre outras obras. Nos bairros Neeti Bagh e Defence Colony, na região sul de Nova Déli, existem diversas galerias de arte contemporânea.

Comida

Os temperos da cozinha indiana seduzem com suas cores, texturas e aromas variados – mas vá devagar, pois a comida costuma ser bem picante. A área de Chandni Chowk tem uma variedade incrível de lugares que servem receitas como chapatis (pão bem fino feito de farinha de trigo), parantha (pão frito em ghee, manteiga purificada) e chaat (combinação de petiscos). Nos restaurantes, são comuns as especialidades preparadas no tandoor, um forno feito de barro.

Noite

Ao lado dos bares e das baladas, os pubs também marcam presença na noite de Nova Déli – são herança do tempo em que a Índia foi colonizada pelos ingleses. Diversas festas acontecem em baladas instaladas em hotéis de luxo, de preferência com muita música eletrônica: é o gênero preferido do público jovem indiano. Também existe uma programação constante em cinemas, teatros e casas de espetáculos.

O que fazer

O que fazer em Nova Déli? Comece o passeio pelo bairro antigo, Old Delhi, onde estão pelo menos duas atrações imperdíveis. Uma é o Forte Vermelho (Red Fort), construído no século XVII como palácio de Shah Jahan – o mesmo que mandou fazer o Taj Mahal. Pela importância histórica e pelo valor de seus elementos arquitetônicos, a fortaleza foi incluída na lista do Patrimônio Mundial da Unesco. Não muito longe fica a Jama Masjid, maior mesquita do país, que pode ser visitada fora do horário das orações.

Outro edifício na relação da Unesco é o Túmulo de Humayun, de 1565, o primeiro dos grandes mausoléus de Nova Delhi, que inspirou uma série de outras edificações. E o observatório Jantar Mantar, erguido em 1724 pelo marajá Jai Singh, tem instrumentos astronômicos da época – mas já não serve para avaliar o céu, por causa dos altos edifícios ao seu redor.

Na parte moderna da cidade, perambule pela região de Connaught Place – a rua Parliament, particularmente, é cheia de lojas, restaurantes, bares, livrarias e cinemas. O Lodhi Garden, por fim, atrai diversos moradores para caminhadas matinais e piqueniques nos fins de semana.

Compras

A regra número 1 do comércio local: pechinchar. Muitas vezes, o preço de roupas, acessórios e artesanato cai pela metade do preço. No coração da cidade moderna, perto da estação Rajiv Chowk, Connaught Place é uma área com muitas redes de lojas, tanto de marcas indianas quanto estrangeiras. Em Old Delhi, bairro antigo da capital, o consumo ferve no Main Bazaar, um popular corredor comercial. Outro centro movimentado é o shopping Basant Lok, em Vasant Vihar, bairro no sudoeste do município.

Transporte

Como em toda grande cidade indiana, o trânsito em Nova Déli é extremamente caótico e cheio de buzinas que parecem tocar sem parar. Carros, bicicletas, motos, ônibus e até animais dividem o espaço em vias sem sinalização. Apesar da confusão, porém, o tráfego flui na boa. Para o viajante, vale embarcar nos tuc-tucs, ou rickshaws, triciclos motorizados que levam de três a oito passageiros. Uma versão com bicicletas comporta até duas pessoas de cada vez. Nos dois casos, combine o valor da corrida antes da viagem. Lembrete: a Índia adota a mão inglesa de direção, com o volante dos veículos do lado direito.

Mais opções de cidades