O que vem à sua cabeça quando você pensa na Índia? Pode ser o Taj Mahal, um dos monumentos mais famosos do mundo, erguido pelo imperador Shah Jahan para homenagear sua mulher, Mumtaz Mahal. Ou a culinária apimentada, temperada por curries e masalas. Talvez os passeios de elefante ou mesmo a figura de Mahatma Gandhi, famoso líder pacifista. Seja o que for, porém, saiba que o país tem muito mais a oferecer além das imagens que povoam nosso repertório.
A rica e complexa cultura hinduísta, por exemplo, que se manifesta em danças, música e na crença em diversos deuses. Há quem afirme que existam centenas de milhares de divindades. Em honra delas, incontáveis templos e pontos sagrados de peregrinação foram erguidos em todo o território nacional – um dos mais famosos é o Vaitheeswaran Koil, dedicado a Shiva, no estado de Tamil Nadu, sudeste da península indiana. Em Varanasi, a tradição é meditar à beira do rio Ganges: muita gente cruza o país só para isso.
Nas grandes cidades, as surpresas se multiplicam. Mumbai é a sede de Bollywood, a indústria cinematográfica local, que já superou até a "rival" americana na quantidade de filmes produzidos e no número de espectadores. E a capital, Nova Déli, tem inovado na arquitetura de algumas construções. Com linhas modernas e bela iluminação noturna, o Templo de Lótus contrasta com mausoléus do século XVI, como o Túmulo de Humayun – e dá margem para muitas controvérsias.