Honolulu

Honolulu

Localizada na ilha de Oahu, Honolulu é a capital e maior cidade do Havaí, estado americano que ocupa um arquipélago no oceano Pacífico. Tem alguns atrativos históricos, gastronomia e cultura únicas e, mesmo urbanizadas, praias que parecem cenário de cinema – algumas, como Waikiki, são mesmo! Além disso, em uma pesquisa de 2015, foi considerada a segunda cidade mais segura dos Estados Unidos, atrás apenas de Sunnyvale, na Califórnia. Hospitalidade? Tem também. Não raro, os passageiros desembarcam no aeroporto e são recebidos com colares de flores pelas agências locais.
Honolulu - carrossel 1
Honolulu - carrossel 2
Honolulu - carrossel 3
Honolulu - carrossel 4
Honolulu - carrossel 5

Informações úteis: Honolulu

A temperatura varia de 23°C a 29°C na maior parte do ano. Os meses mais chuvosos correspondem ao inverno: dezembro a março
Inglês e havaiano
Cerca de 998,7 mil habitantes (Honolulu County)
177,2 km² (Honolulu County)
(UTC -10) 7 horas a menos que o horário do Brasil
Dólar Americano
+808
110 V

Cultura

Honolulu, assim como todo o arquipélago, procura preservar suas raízes culturais. Parte da história do Havaí pode ser conhecida em uma visita ao museu Iolani Palace, que serviu como residência oficial para os dois últimos monarcas locais, entre 1882 e 1893, antes do Havaí ser anexado como território americano (em 1959, foi elevado à condição de 50º estado do país). Conchas, objetos arqueológicos, espécimes botânicos e utensílios cotidianos estão entre as coleções de história natural do Bishop Museum, dedicado ao Havaí e a outras ilhas do Pacífico.

Mais história? A cerca de 30 minutos de Waikiki, o USS Arizona Memorial presta homenagem às vítimas do ataque japonês à base naval de Pearl Harbor, em 1941, fato que levou os Estados Unidos a entrarem na II Guerra Mundial. Para chegar ao monumento flutuante, localizado sobre os destroços do navio afundado, é preciso pegar um barquinho a partir do Pearl Harbor Visitor Center.

Comida

Os ingredientes e técnicas que definem a culinária regional havaiana chegaram às ilhas por meio de antigos povos polinésios e, a partir do século XVIII, com pescadores e comerciantes vindos da Europa e da Ásia. Em praticamente todo luau é possível provar algumas especialidades, como kalua pig (carne de porco assada em um forno na terra), poi (espécie de purê feito com cará), poke (peixe cru em cubos, com temperos) ou haupia (sobremesa de coco). Na hora do almoço, é comum encontrar lugares que vendem "plate lunch", uma espécie de prato feito que sempre inclui duas porções de arroz e um tipo de carne. Para conhecer os produtos locais, vale uma visita aos mercados de Chinatown, como o Maunakea e o Oahu, onde também há barraquinhas de comida.

Noite

Nada representa melhor a vida noturna de Honolulu do que os luaus organizados por hotéis ou centros culturais. A festa, que começa geralmente ao pôr do sol, costuma incluir pratos típicos e apresentações de hula, a característica dança havaiana exibida ao som de cantos e música de ukulele, instrumento tradicional com aparência semelhante ao cavaquinho.

A maior quantidade de bares e clubes fica nas regiões de Waikiki e Chinatown – principalmente em torno do histórico Hawaii Theatre Center, que costuma receber shows e espetáculos de stand-up comedy.

O que fazer

O que fazer em Honolulu? Passar um dia na praia de Waikiki é programa quase obrigatório: dá para se inscrever em aulas de surfe, caminhar pela orla, andar de canoa e ainda visitar o zoológico Honolulu Zoological Society e o Waikiki Aquarium, onde nadam espécies endêmicas como a foca-monge-do-havaí, ameaçada de extinção.

Para uma visão panorâmica da cidade e de boa parte da ilha de Oahu, a melhor pedida é explorar a trilha de 1,3 km que leva ao topo do Diamond Head, ou Leahi, vulcão extinto que entrou em erupção uma única vez, 300 mil anos atrás, formando uma enorme cratera a 171 metros de altitude. Com dificuldade média, o trajeto morro acima inclui túneis e escadarias íngremes. Outra alternativa para ter a paisagem a seus pés é subir a Aloha Tower – no pôr do sol, a cidade fica mais bela ainda.

Compras

Com shopping centers e endereços que vendem desde acessórios para surfe e roupas de grife até ukuleles e artesanato regional, Waikiki é uma das principais áreas para fazer compras – vale bater perna para explorar as lojas em torno das avenidas Kalakaua e Kuhio. Em Downtown fica o Aloha Tower Marketplace, um dos maiores shoppings a céu aberto do país. Para antiguidades, objetos de decoração e "lei", o tradicional colar de flores havaiano, boa ideia é percorrer as lojinhas de Chinatown.

Transporte

Muitos viajantes gostam de alugar carros para estender os passeios além de Honolulu e chegar também às outras praias da ilha. Na cidade, o meio de transporte mais utilizado é o ônibus, que tem o adequado nome de TheBus. Também há ônibus turísticos que circulam por diversas atrações, embora as rotas sejam mais limitadas. Informe-se: ambos oferecem passes com validade para mais de um dia. Táxis podem ser encontrados em pontos de shoppings ou hotéis.