Dubai

Dubai

Modernidade, recordes e tradição!

Encravada no meio do deserto, Dubai se transformou a partir de uma antiga vila de pescadores para uma metrópole futurista, próspera e cosmopolita.Considerada a cidade mais bonita entre os sete Emirados Árabes, Dubai é também o emirado mais moderno e progressista.Virou uma potência em um ritmo acelerado, principalmente nos setores turístico e comercial.

Dubai pode ser comparada a qualquer outra cidade de primeiro mundo, pois possui uma excelente infraestrutura, políticas liberais (para padrões regionais), ótimas atrações turísticas, boas opções para compras, festas agitadas, belas praias e restaurantes de primeira.

A cidade tem a maior população de imigrantes do mundo, portanto, está acostumada a receber outras culturas. Além disso, é dona de vários recordes do Guiness Book, incluindo o prédio mais alto do mundo, a maior ilha artificial do planeta, o maior metrô sem maquinista, o primeiro hotel sete estrelas, o maior jardim de flores naturais, o maior parque de neve coberto, só para citar alguns exemplos. Se jogue nesse maravilhoso universo próprio do Oriente Médio, com possibilidades para estudar inglês e até trabalhar.

 

Dubai - carrossel 1
Dubai - carrossel 2
Dubai - carrossel 3
Dubai - carrossel 4
Dubai - carrossel 5

Informações úteis: Dubai

Desértico, ou seja, sempre quente e seco. No verão, em julho, pode bater fácil os 50 graus!
Árabe e inglês (voltado a negócios e turismo)
Cerca de 3,1 milhões de habitantes
4,1mil Km²
+7h do Brasil
Dirham dos Emirados Árabes Unidos
+ 971 4
220-240V

Cultura

A influência do islamismo e da cultura árabe tradicional na arquitetura, na música, no vestuário, na culinária e no estilo de vida é muito forte em todo o país. Em Dubai, você tem a chance de se aprofundar em vários aspectos do Oriente Médio por meio dos seus diversos museus.

Para conhecer mais a história dos Emirados Árabes, uma tarde no Etihad Museum irá esclarecer como foi o surgimento dessa confederação comandada por sheiks. Com um acervo fascinante de objetos, o museu conta a história social, política, cultural, científica e militar dos EAU (sigla para Emirados Árabes Unidos).

Já a história da cidade, você aprende nos mínimos detalhes no Dubai Museum. O principal museu local funciona no antigo Forte Al Fahidi, considerado a construção mais antiga da cidade. Você entenderá como como era a vida no emirado, que surgiu em 1833 como umapacata vila de pescadores, antes da exploração do petróleo.

Dubai ainda possui uma variedade de museus com temas bastante interessantes e que vale a visita se você tiver mais tempo no local. Merecem destaques o Salsali Private Museum, de arte contemporânea e histórica do Oriente Médio; o Naif Museum, que detalha o desenvolvimento da força policial e do sistema judiciário de Dubai; e o Saruq Al-Hadid Archaeology Museum, museu arqueológico com um rico acervo.

Comida

Uma vez em Dubai, não deixe de provar algumas das delícias da cozinha árabe. O Shawarma, que muitos conhecem como Kebab, é aquela comida de rua que você não pode deixar de experimentar, já que é uma refeição completa e costuma ser barata. A carne é grelhada em um espeto e, em seguida, cortada em tiras finas e colocada em um pão kuhbus (pita) com legumes e molho. Há também a versão com Falafel, um bolinho frito feito de grão-de-bico.

Além dos clássicos pratos árabes, os EAU também possuem iguarias tradicionais únicas, como o Camelo Recheado, um dos maiores pratos servidos no mundo, literalmente; o Al Harees, uma pasta de carne e trigo, geralmente servida nas festas de Ramadã; e ainda o Al Machboos, uma mistura saborosa de arroz, carne, cebola e limão seco.

Se você não abandona um bom fast food quando viaja, saiba que é fácil cruzar com a maioria das redes americanas por Dubai, incluindo KFC, TGI Fridays, Starbucks e McDonald's. Como Dubaié uma cidade bem internacional, você não terá dificuldades para encontrar a comida que mais te agrada.

Aproximadamente 85% da população na cidadeé formada por imigrantes, sendo as maiores comunidades vindas da Índia, Paquistão, Filipinas, Bangladesh e Sri Lanka. Se você é do tipo aventureiro no quesito comida, terá a chance de conhecer sabores de outros lugares do mundo.

Para quem não come carne, há uma grande seleção de restaurantes vegetarianos, principalmente de origem indiana. Em Bur Dubai, na área de Meena Bazaar, e em Karama, você encontra grande parte dos restaurantes indianos.

 

Noite

Depois que o sol se põe, Dubai ainda tem muito a oferecer a seus visitantes. De mercados noturnos a passeios gastronômicos, não há como ficar entediado no mais vibrante emirado. E falando em mercado, não deixe de dar uma passadinha no Mercado Noturno de Al Barsha. O mercado, que acontece no Al Barsha Pond Park, oferece produtos de vendedores locais, música ao vivo e outras atividades, além de ser um ótimo passeio noturno para toda a família.

Devido ao relativo conservadorismo dos Emirados Árabes, muitos bares e casas noturnas de Dubai estão dentro de hotéis. No entanto, não deixam a desejar. Você encontrará locais tão elegantes e glamourosos como qualquer bar ou casa noturna de cidades de primeiro mundo. Porém, antes de cair na balada, passe em um dos vários bares em rooftops que há na cidade para experimentar um drinque enquanto admira uma vista privilegiada de Dubai e do Golfo Pérsico.

Em Dubai você pode fazer muita coisa à luz de... neon! Se quiser se surpreender, visite o Glow Garden, uma das atrações mais diferentes da cidade e definitivamente um dos locais mais apreciados quando escurece. O jardim temático possui mais de 30 instalações que brilham em neon colorido no escuro. Para uma noite divertida com os amigos ou com a família, você pode jogar uma partida de minigolfe, que irradia neon, dentro do Wafi Mall. Uma experiência quase de outro mundo.

O que fazer

Dubai foi erguida no meio do deserto e, ao longo do tempo, desenvolveu-se até se transformar na cidade que hoje parece ter saído de um filme futurista. Parte do turismo no local tem a ver com apreciar as ousadas obras arquitetônicas que o emirado exibe com orgulho. Nesse sentido, o principal cartão-postal chama-se Burj Khalifa, considerado oedifício mais alto do mundo, com 828 metros de altura e 160 andares.

Outra construção que desperta curiosidade é o Burj Al Arab, considerado o primeiro hotel sete estrelas do mundo e localizado em sua própria ilha particular, na famosa praia de Jumeirah. Folheado a ouro em seu interior, o hotel hoje atrai visitantes todos os dias devido ao seu audacioso formato de vela de barco, o que já se tornou uma imagem difundida no mundo inteiro.

Como você notou, o emirado tem uma certa fama de fazer tudo em grandes proporções e de ser bastante excêntrico. Para reforçar essa ideia, na cidade você pode assistir ao show das Fontes de Dubai, no The Dubai Mall. Não se engane, não é um espetáculo qualquer, mas sim o maior show de águas dançantes do mundo. Suas águas chegam a atingir 140 metros!

E falando em água, você não pode deixar de conhecer as mais espetaculares ilhas artificiais de Dubai! A Palm Jumeirah é uma das maiores ilhas do mundo feitas pelo homem – e o mais impressionante de tudo é o seu formato de palmeira. Assim como a ilha, a maior marina em canal artificial já feita pelo homem também se encontra em Dubai. Maravilhe-se com alguns dos prédios mais altos do planeta, enquanto passeia pela Dubai Marina Walk.

Para se refugiar do calor, vale o passeio também no Ski Dubai, o maior parque de neve coberto do mundo, ou até mesmo respirar um ar puro no Miracle Garden, o maior jardim de flores naturais do mundo. Pelo deserto, ainda é possível fazer um sáfari com jantar ou apreciar uma tradicional corrida de camelos (pasme!) com robôs.

 

Compras

Dubai é o paraíso das compras no Oriente Médio! Como seu porto recebe muitas mercadorias e as taxas são baixas, por isso muitos produtos acabam tendo preços bem competitivos. Nos mercados locais, você ainda pode negociar bastante com os vendedores, mas em lojas de shopping os valores são fixos. Os melhores artigos para comprar em Dubai são roupaseletrônicos ouro!

Se estiver na cidade entre janeiro e fevereiro, confira o Dubai Shopping Festival, maior evento de comércio no Oriente Médio. Além de oferecer ótimas oportunidades para compras, também realiza eventos e shows com atrações internacionais. Trata-se de um megaevento que movimenta o emirado inteiro.

A cidade conta com vários shoppings completos e super modernos, como o Dubai Mall, maior centro comercial do mundo. Nele, você encontra uma variedade de marcas nacionais e internacionais.

Quer fugir do óbvio? Que talentão fazer uma imersão na cultura árabe por meio de seus mercados tradicionais? Se apaixone pelos tecidos, pelas cores, pelos sabores e cheiros nos diversos souks, como são chamados os clássicos mercados árabes. O Mercado de Especiarias, o Mercado de Ouro e o Mercado de Bur Dubai são alguns dos mais imperdíveis na cidade.

Transporte

O sistema de transporte público de Dubai é considerado o melhor de todo o Oriente Médio, então opções para locomoção não faltam no emirado. O metrô da cidade possui duas linhas, a verde e a vermelha.

A linha vermelha percorre a Sheikh Zayed Road de Dubai e inclui paradas no aeroporto, no Burj Khalifa e no Mall dos Emirados. Já a verde atravessa o centro da cidade. Outra opção sobre trilhos é o tram (bonde elétrico), que liga a Dubai Marina ao Burj Al Arab e ao Jumeirah Beach Residence. Ele também se conecta com algumas estações do metrô.

Dubai ainda conta com linhas de ônibus, mas para não se perder, acesse o site da cidade para baixar o mapa das rotas e seus horários. Essa é a forma mais barata de se locomover, porém, pode ser a mais demorada. Para conhecer cada cantinho de Dubai de forma mais eficiente, talvez ainda seja necessário pegar táxis, caso você não tenha muito tempo.E, ao caminhar pelas ruas, é possível apreciar um desfile de “carrões”, que são bastante comuns por lá.

Mais opções de cidades