Emirados Árabes

Emirados Árabes

Emirados Árabes

Tradição, história e modernidade em um só lugar!

Nos Emirados Árabes, a ambição futurista coexiste com a tradição árabe. Ao pé de arranha-céus de metal e vidro, construídos em um extenso deserto de areia, homens com túnicas brancas e fluídas descansam com seus camelos.

Desde 3.000 a.C., o comércio tem sido uma atividade de extrema importância para a história dessa região do Oriente Médio. Atualmente, os Emirados Árabes são uma das economias mais ricas do mundo por conta das fartas reservas de petróleo e do gás natural. Devido à exportação desses dois preciosos itens, os sete emirados, que são comandados por poderosos sheiks, se ergueram.

Emirados Árabes - Dubai 1
Emirados Árabes - Dubai 2
Emirados Árabes - Dubai 3
Emirados Árabes - Dubai 4
Emirados Árabes - Dubai 5

Sobre o país: Emirados Árabes

Os Emirados Árabes Unidos são um país localizado entre o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã, no Oriente Médio. Esbanjam riqueza em vários aspectos, não apenas em dinheiro. Além de serem uma das dez maiores economias do mundo, o país também é rico em cultura e história, sendo uma boa porta de entrada para quem quer conhecer melhor o Oriente Médio.

Comandados pelos emir ou sheiks (equivalente a um príncipe para o mundo ocidental), os emirados que formam essa poderosa potência árabe são Abu Dhabi, Dubai, Xarja, Ajmã, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujeira. A capital (e a segunda maior cidade) é Abu Dhabi, que reúne a maior parte das atividades políticas, industriais e culturais da região.

Como possui a sétima maior reserva de petróleo do mundo e a maior reserva de gás natural do planeta, os Emirados passaram a se apoiar na exportação desses produtos, que se tornaram praticamente a base de toda a sua economia. Essa forte comercialização desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento das cidades dos EAU (sigla para Emirados Árabes Unidos).

Construções megalomaníacas começaram a ser erguidas, reforçando todo o poder que a região possui. Projetos como o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, o Aeroporto Internacional Al Maktoum, o mais caro já construído, e as três Palm Islands, as maiores ilhas artificiais do planeta, são alguns dos exemplos de arquitetura que expressam toda a sua grandiosidade, além de serem pontos turísticos imperdíveis.

Embora ostentem modernidade em suas cidades, os EAU ainda mantém tradições sólidas e não perdem a conexão com sua ancestralidade. A cultura local tem origem em outras culturas milenares como a da Pérsia, Índia e África Oriental. A influência persa é visível nas artes, na arquitetura e no folclore dos Emirados Árabes Unidos.


Outra característica marcante é o islamismo, considerado a religião oficial e ainda a mais popular do país. Contudo, o governo é bastante tolerante com outras religiões e não costuma interferir nas atividades de não muçulmanos. O idioma árabe também permanece sendo a língua oficial, mesmo que o inglês seja uma língua vital para os negócios.

O clima dos EAU merece um destaque à parte. É importante lembrar que, apesar de as principais cidades estarem na costa, próximas às águas do Golfo Pérsico ou do de Omã, elas foram levantadas em cima de desertos. Por isso, paira na região o clima desértico, com invernos amenos e verões muito quentes, ensolarados e úmidos. No verão, as temperaturas podem chegar a quase 50°C (isso mesmo!)e as chuvas acontecem apenas no inverno.


Portanto, se deseja conhecer os 1001 encantos que permeiam o futuro e o passado desse país árabe, prefira os meses entre novembro e abril, quando as temperaturas são mais agradáveis.

Informações úteis: Emirados Árabes

Abu Dhabi
Cerca de 9,8 milhões de habitantes
Árabe e inglês (voltado a negócios)
+7h do Brasil
83,6 mil Km²
Dirham dos Emirados Árabes Unidos
+971
220-240V

Principais cidades: Emirados Árabes