Dubrovnik

Dubrovnik

Com uma população de cerca de 42 mil habitantes, Dubrovnik é um verdadeiro paraíso localizado na costa da Croácia. A cidade abriga tanto belezas naturais, com suas lindas praias, como arquitetônicas. Alguns prédios remontam ao século XVII, e a muralha que cerca a Cidade Velha é, por si só, uma atração à parte. A Cidade Velha, onde fica a maior parte das atrações locais, é cheia de história. O lugar só é acessível a pé, o que é ótimo para quem quer conhecer cada pedacinho do local com tranquilidade, caminhando enquanto faz uma nova descoberta a cada esquina. Pronto para conhecer um pouco melhor esse destino incrível?
Dubrovnik - carrossel 1
Dubrovnik - carrossel 2
Dubrovnik - carrossel 3
Dubrovnik - carrossel 4
Dubrovnik - carrossel 5

Informações úteis: Dubrovnik

Entre o úmido subtropical e o mediterrâneo, com temperaturas amenas durante todo o ano.
Croata
Cerca de 42 mil habitantes
21.35 km²
(UTC +2) 5 horas à frente do horário do Brasil
Kuna Croata
+385
230 V

Cultura

Uma cidade histórica como Dubrovnik não poderia deixar de ter um vasto patrimônio cultural - e esse patrimônio é deslumbrante.

A começar pela arquitetura, o Sponza Palace é um lugar imperdível para se conhecer: construído no século XVI, o prédio foi um dos poucos que resistiram ao terremoto de 1667. O Palácio do Reitor é outro lugar obrigatório para se visitar. Sua arquitetura gótico-renascentista hoje abriga um museu, com objetos e mobiliário da época.

Mas nem só de cultura erudita vive a cidade. As muralhas de Dubrovnik são uma atração à parte e podem ser vistas em Game of Thrones. Na série, o local vira a muralha que guarda King's Landing e, se você é fã, com certeza vai reconhecer alguns dos locais que aparecem na história. A cidade ainda possui belas igrejas e outros prédios que vão fazer com que você se impressione e conheça um pouco mais da cultura e das história de Dubrovnik. 

Saindo um pouco - mas só um pouco! - da parte arquitetônica, você pode visitar a Farmácia Medieval, cuja origem remonta ao começo do século XIV. O lugar ainda abriga potes e utensílios utilizados pelos antigos alquimistas medievais e produz cosméticos a partir de receitas com mais de 200 anos de idade. Que tal levar para casa um pote com séculos de história?

Comida

A culinária da cidade é bastante baseada na italiana. Frutos do mar, peixes, camarões e demais delícias saídas das águas vizinhas também estão presentes na maioria dos pratos. E o melhor: por preços acessíveis para quem está acostumado aos que são praticados no Brasil.

Muitos dos lugares não precisam de reserva, mas é importante se programar para não pegar o horário de pico. Por volta do meio-dia no almoço, e às oito da noite no jantar, os restaurantes costumam estar cheios e você pode ser forçado a esperar alguns bons minutos até entrar no estabelecimento.

As opções de bons lugares são muitas e bem variadas. Como o lugar não é tão grande, vale a pena dar uma olhada geral pelas opções da região onde você estiver e escolher a que mais lhe agradar - a chance de você se surpreender positivamente é bem grande.

Noite

A vida noturna da cidade é vibrante e cheia de opções, que se concentram principalmente na Cidade Velha. O único porém é que, na região, os bares e casas noturnas precisam fechar por volta da 1h da manhã. Por isso, programe-se para começar cedo a sua noite e se o ânimo for grande, vá para além das muralhas da cidade para encontrar uma atração que fique aberta após esse horário.

Bares com música ao vivo são uma boa opção para viajantes. Eles são vistos aos montes nas noites de jazz, o que pode ser uma boa se você quer conhecer gente de todas as partes do mundo.

Clubes e baladas também dão as caras na noite local, e você pode encontrar desde DJs croatas tocando um pouco da música que bomba no país até grandes nomes discotecando o que se ouve nas principais pistas do mundo. A Croácia, de um modo geral, é bastante conhecida pela música eletrônica que toca em suas baladas e festivais. Se você for um fã do estilo, certamente vai encontrar ótimas opções para agitar a sua noite e fazer com que ela se torne inesquecível.

O que fazer

O que fazer em Dubrovnik? Em Dubrovnik qualquer caminhada já é um passeio. Isso porque a cidade tem um inestimável patrimônio cultural e belas paisagens naturais.

Um bom começo pode ser caminhar pela rua Stradun, uma das mais famosas da cidade. Antigamente o lugar era um estreito que separava a ilha do continente, mas com o passar do tempo o local foi aterrado, para que a cidade se expandisse, e hoje é possível caminhar pela região para observar a paisagem e fazer umas comprinhas nas lojas que ficam por ali - e das quais falaremos mais à frente.

De um modo geral, todo o centro histórico - região que fica para dentro da muralha - vale a pena ser conhecido inteiro, pedaço por pedaço. Do lado de fora, você pode ainda curtir uma praia enquanto observa as belezas do lugar.

Compras

Há séculos, Dubrovnik tem uma certa vocação comercial. E para os viajantes que procuram por presentes e lembranças, não poderia ser diferente.

Na rua Stradun você vai encontrar uma série de lojas onde é possível comprar de tudo: jóias, artesanato, vinhos, chocolates e muito mais. As ruas que atravessam a Stradun também tem ótimas opções de lojinhas.

Na Praça Gundulic você também vai encontrar uma vibrante cena comercial, com lojas da moda e de souvenirs. A Praça Luza é outra área repleta de opções para você levar um pouquinho da cidade na mala. Boas compras!

Transporte

A cidade tem seu próprio aeroporto internacional - o que pode ser um alívio para um lugar que não é acessível por trens. Táxi pode ser uma boa opção para fazer o percurso entre o aeroporto e o centro da cidade. A rodovia construída entre Zagreb e Ploce tem previsão de ganhar um trecho que ligue Dubrovnik a essas duas outras importantes cidades croatas.

As linhas de ônibus que ligam os bairros são a melhor opção para se locomover no dia a dia. Modernos, os veículos percorrem Dubrovnik durante todo o dia, encerrando as operações por volta da meia-noite.