Além das suas famosas praias, que hoje já competem de igual para igual em termos de conforto e infraestrutura com as da Itália e Grécia, a Croácia também tem lagos, montanhas e muitos locais históricos para se visitar. São mais de mil ilhas distribuídas pelo território croata, e suas águas verdes são de uma beleza indescritível. Tudo isso a preços muito mais acessíveis que os praticados nos principais destinos europeus.
A capital do país e cidade mais populosa, Zagreb, é repleta de museus, galerias e pontos turísticos imperdíveis. Mesmo que o objetivo da sua viagem seja curtir as praias do Mar Adriático, vale a pena dar uma passada pelo lugar e conhecer principalmente as áreas mais históricas, localizadas no centro.
Na mesa, a rica e variada cultura do país também dá as caras. Os sabores de vários países vizinhos se fazem presentes, com pratos da Itália, Grécia, Turquia, Hungria e Áustria - sendo os três últimos mais comuns na região central, mais próximo de Zagreb.
Quem quiser conhecer a história do país mais a fundo, não pode deixar também de visitar a cidade de Dubrovnik. Destruída pela guerra no começo dos anos 1990, a cidade foi inteira reconstruída e hoje é reconhecida como patrimônio mundial pela Unesco. Por mais que essa reconstrução tenha sido muito bem-sucedida, ainda é possível encontrar as cicatrizes da guerra por suas ruas e no centro histórico, que ainda exibe marcas de bala em alguns locais.
Seja pela história, pelas praias ou por qualquer outro motivo, vale muito a pena conhecer esse país europeu do qual não ouvimos falar tanto. Afinal, quando o assunto é a Croácia, a dúvida não é saber se você deve colocá-la na sua lista de desejos, mas descobrir qual Croácia você quer conhecer. Na dúvida, separe uns dias e conheça todas!