Fazendo fronteira com França, Alemanha, Itália e Áustria, um diferencial da Suíça está na belíssima paisagem natural de grandes bosques, lagos e montanhas, como a famosa região dos Alpes. A adrenalina das estações de esqui e o frio abaixo de zero são garantidos em qualquer época do ano. O cosmopolita vilarejo nevado de Verbier que o diga. Já no verão, as principais cidades ostentam espírito jovem e animado. São os casos de Zurique, Genebra e a capital Berna.
A Suíça também pode ser descoberta de trem, em viagens panorâmicas por cenários alpinos de tirar o fôlego, de bicicleta pelos 3 mil km de ciclovias que cortam o país, ou ainda pelo paladar. Isso mesmo, cada região típica tem sua influência na cozinha. Mas duas iguarias são unânimes em qualquer lugar. Quem nunca ouviu falar dos fantásticos queijos e chocolates suíços? O legítimo fondue e o rosti (receita à base de batatas e carne) são outros pratos bastante tradicionais.
O visitante pode se sentir à vontade. O povo local é tranquilo, cordial e elegante. Interagir com eles é fácil. Afinal, não faltam opções no menu de idiomas, igual àqueles de filmes em DVD, para se comunicar. O suíço aprende logo na escola a falar ao menos duas das quatro línguas oficiais, o que inclui o romanche (dialeto local), além de inglês, é claro!
Uma das melhores experiências de viagem ou intercâmbio pela Europa passa pela "pequena-grande" Suíça.