Beja

Beja

Suas origens remontam à época do Império Romano, quando Beja era chamada de Pax Julia – um sítio arqueológico com vestígios desse período começou a ser escavado em 2009. Em meio à região do Alentejo, no sul de Portugal, próxima de planícies agrícolas e campos de girassóis, a cidade tem arquitetura preservada, diversos patrimônios culturais e boas opções de cultura e lazer. Sem falar na diversificada culinária regional, com delícias como açorda, favas guisadas, ensopado à pastora, queijadas e toucinho-do-céu.
Beja - carrossel 1
Beja - carrossel 2
Beja - carrossel 3
Beja - carrossel 4
Beja - carrossel 5

Informações úteis: Beja

Tem invernos suaves e verões prolongados. A temperatura média anual fica em torno de 27°C
Português
Cerca de 36 mil habitantes
1.140 km²
(UTC +0) 4 horas à frente do horário do Brasil
Euro
+284
230 V

Cultura

Para entender a cultura e a história locais, vale começar o passeio por uma visita ao Museu Regional, instalado no Convento da Conceição – o interior do prédio, com azulejos e afrescos nos tetos e nas paredes, já vale a visita. A ala dedicada à arqueologia reúne objetos da época romana e da conquista árabe. Na Igreja de Santo Amaro fica o Núcleo Visigótico da instituição, com peças dos séculos V a VIII, quando Beja foi ocupada pelos visigodos.

Esculturas, maquetes e desenhos formam o acervo do Museu Jorge Vieira, com obras doadas à cidade pelo próprio autor, importante artista português do século XX conhecido por criar figuras em terracota. Na Igreja Nossa Senhora dos Prazeres foi instalado o Museu Episcopal, com pinturas, esculturas e peças de arte decorativa que pertenciam a antigos conventos e mosteiros da região de Beja.

Comida

Queijos de ovelha e de cabra, linguiça do Baixo Alentejo, paio de Beja, mel do Alentejo e presunto de Barrancos são algumas delícias produzidas e distribuídas na região. Nos restaurantes, predomina a culinária tradicional, de influência mediterrânea, com pratos como açorda (tipo de sopa feita com pão), favas guisadas, ensopado à pastora (com carne de cordeiro), queijadas e toucinho-do-céu (espécie de bolo com amêndoas e gemas de ovos).

Noite

O centro histórico concentra a maior parte do entretenimento. Há desde pubs mais informais, onde dá para acompanhar partidas de futebol pelas TVs, até bares com música ao vivo – em um deles, próximo do Castelo, qualquer pessoa pode se candidatar a tocar um dos instrumentos deixados à disposição no local.

O que fazer

O que fazer em Beja? A primeira parada é o Castelo de Beja, antiga fortaleza militar do século XIV que tem a torre de menagem – lugar de defesa e antiga prisão – mais alta de Portugal, com cerca de 40 metros de altura. Feita de mármore e com 184 degraus, oferece a melhor vista panorâmica da região. Siga, então, para a Praça da República, onde vale reparar nos edifícios erguidos em estilo manuelino, no pelourinho do século XVI e na Igreja da Misericórdia, de feitio renascentista. Outros templos que merecem ser conhecidas incluem a Matriz de Santa Maria da Feira e a Igreja Nossa Senhora do Pé da Cruz.

A cerca de 10 quilômetros da cidade fica a "villa" romana de Pisões, um sítio arqueológico descoberto em 1967 – é preciso agendar a visita. Calcula-se que o local tenha sido ocupado entre os séculos I a.C. e IV d.C. e ainda é possível ver detalhes como os mosaicos que decoravam a propriedade e a barragem que ajudava a servir a casa de água.

Compras

O forte são os produtos locais, como artesanato de metal, madeira, chifre e cortiça, além de rendas e bonecas de pano. Também vale dar uma olhada nos alimentos preparados na região, como queijos, embutidos (chamados de "enchidos", em português de Portugal), azeites, doces, pães e biscoitos. No primeiro sábado de cada mês, Beja recebe um divertido e movimentado mercado ao ar livre: a Feira de Velharias.

Transporte

Dá para conhecer muita coisa a pé, mas também existem ônibus e táxis para percorrer trajetos mais longos. Embora o uso de bicicletas ainda não esteja tão enraizado na cultura local, Beja oferece alguns lugares para alugar, inclusive as elétricas. A linha férrea, inaugurada em 1864, liga a cidade a diversas localidades portuguesas, inclusive Lisboa.

Mais opções de cidades