Dono de natureza exuberante, com montanhas, deserto, florestas e praias, o Peru divide-se geograficamente em três regiões: a costa, banhada pelo oceano Pacífico e onde vive a maior parte da população, a serra, que corresponde a 30% da área territorial, e a selva, área com o menor número de habitantes. A fauna e a flora, riquíssimas, colocam o país entre as cinco nações com maior diversidade biológica do mundo. E os números impressionam: há mais de 1,8 mil tipos de aves, 3,5 mil variedades de orquídeas e 10% das espécies de répteis, mamíferos e peixes existentes na Terra.
Os aspectos culturais também surpreendem, como mostram as atrações históricas da capital, Lima, de Cusco, de Machu Picchu e de Arequipa, todas incluídas na lista de Patrimônios Mundiais elaborada pela Unesco. (Basta dizer que Lima tem pirâmides em plena área urbana!) Das doze localidades peruanas presentes na relação fazem parte, ainda, Chan Chan, sítio arqueológico da maior cidade de barro existente na América pré-colombiana, e as escavações de Caral-Supe, com cinco mil anos de idade. No dia-a-dia, a música, a dança, o artesanato, as festas e a culinária também contribuem para incrementar a cultura e as tradições.
Orgulhoso de seu passado – é herdeiro das civilizações mais antigas da América do Sul –, o país se preparou direitinho para receber os viajantes. E está de braços abertos para acolher quem quiser conhecer ou rever as preciosidades que tem para mostrar.