No México, um dos países mais populosos do mundo, o viajante vai encontrar bem mais que as típicas comidas apimentadas, a turbinada tequila e os famosos sombreiros. A terra da lendária cultura asteca, e de outras civilizações como a maia, está cheia de tradições, culturas e belezas naturais.
O país conserva pirâmides como a de Chichen Itzá, considerada uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo, além de museus, sítios arqueológicos, templos antigos, cidadezinhas coloniais. Isso sem falar nas grandes metrópoles, parques verdes e os paraísos tropicais, dentre eles Cancún, Acapulco e Los Cabos, só para citar alguns.
As praias mexicanas merecem mesmo um capítulo à parte. De um lado do país, há estonteantes resorts à beira do Pacífico, enquanto do outro abundam ilhas e praias às margens do Mar do Caribe. Existem ainda roteiros para fazer rapel, mergulho, descida em rios, montanhismo ou pesca. Enfim, o repertório de atrações é vasto.
Já para quem gosta de grandes centros urbanos, com pitadas históricas e de modernidade, a capital Cidade do México se mostra imperdível. Seu centro é até tombado como patrimônio da humanidade pela Unesco. E por falar em patrimônio cultural, como não deixar de mencionar a rica gastronomia local.
A cozinha mexicana não se resume só aos pratos tex-mex, que se popularizaram mundo afora. Há história e arte por trás de muitas iguarias, seja de origem asteca ou maia. Milho, chocolate e feijão compõem boa parte das receitas, preparadas de múltiplas formas. E, claro, não pode faltar pimenta nas tortillas, tacos, burritos e chiles da vida. Prepare-se para altas temperatura paladar adentro.
A comida, por sinal, pode servir de pretexto para um bom almoço de negócios. A fronteira com os Estados Unidos faz também do México, situados na América do Norte, um importante polo econômico do continente. Não é de hoje que o intercâmbio cultural e comercial entre mexicanos e brasileiros cresce a cada ano. O país asteca é uma boa pedida para cultura, business e lazer.