Rabat

Rabat

Uma simpática cidade à beira do Atlântico e cercada por belos montes e montanhas. Assim é Rabat, a capital de Marrocos, que mistura bem a tradição árabe com a modernidade ocidental. A arquitetura típica composta de mesquitas e palácios convive em harmonia com outras construções contemporâneas de estilo europeu. Dizem que cada cidade marroquina tem uma cor predominante. Em Rabat é o branco que decora as fachadas e combina com a paleta de cores das ruas limpas. A cidade tem um ritmo dinâmico e oferece atrações e entretenimento típicos das grandes metrópoles do século XXI.
Rabat - carrossel 1
Rabat - carrossel 2
Rabat - carrossel 3
Rabat - carrossel 4
Rabat - carrossel 5

Informações úteis: Rabat

Quente e mediterrâneo
Árabe e francês
Cerca de 1,7 milhão de habitantes
1.275 km²
(UTC +1) 4 horas à frente do horário do Brasil
Dirham Marroquino
+212
110-220 V

Cultura

Além de capital política, Rabat também é um importante centro cultural de Marrocos. A cidade abriga a maior universidade do país, bem como livrarias, cinemas, teatros e museus.

Comida

Existem muitos restaurantes que oferecem comida boa e barata. A maioria serve frituras ou alimentos à base de carne. O cuscuz é o prato nacional e servido em todo o lugar. O mesmo vale dizer do tradicional espeto de carneiro com molho picante, o kebab, ou da saborosa sopa harira.

No intervalo das principais refeições, deguste o café, os chás e os tradicionais pães árabes. Aliás, as casas de chá e cafeterias se proliferam pela cidade.

Noite

A capital marroquina tem uma vida noturna até que agitada. Um bar temático famoso é o 5ª Avenida, com decoração inspirada em Nova York. Seu repertório musical vai do tecno ao hip-hop.

Para fortes emoções, a casa mais dançante e popular da cidade fica no centro. É justamente uma franquia da Amnesia, uma das mais bombadas baladas de Ibiza.

Nas festas em Rabat, fique atento para duas exigências: experimentar pelo menos uma vez a típica cerveja marroquina e se vestir bem para conseguir entrar, senão há riscos de ser barrado na porta.

O que fazer

O que fazer em Rabat? Entre os pontos de destaque da cidade, alguns merecem atenção especial. O suntuoso Palácio Real, por exemplo, é a residência oficial do rei. O conjunto formado pela Torre Hassan, dentro da mesquita inacabada do século XII, e pelo Mausoléu de Mohammed V (soberano que levou o país à independência) é ponto obrigatório.

O mesmo se aplica à Ville Nouvelle (casarão colonial) e à fortificação Oudaya Kasbah. Seu interior é repleto de ruelas antigas, com anciões mulçumanos e mulheres cobertas da cabeça aos pés. O lugar tem uma vista e tanto do Atlântico.

Nos arredores de Rabat, programe-se para conhecer Chellah, um sítio arqueológico com ruínas da antiga cidade romana de Sala. Além disso, não deixe de conferir um dos cinco grandes portais de entrada da cidade. O Portal dos Ventos é o mais famoso.

Depois, aproveite para bater perna na Medina, o centro comercial e residencial típico em toda cidade marroquina. E não se esqueça: nesta "Cidade dos Jardins", é obrigatório passear e relaxar em meio à natureza. A arborizada praça Mechouar é o palco das principais festas em homenagem ao rei. O roteiro deve incluir as praias de areia dourada.

Compras

O lado moderno da cidade está equipado com shoppings e muitas lojas de luxo e butiques. Mas se quiser realmente conhecer o comércio típico, vá à parte antiga. Nas ruas labirínticas da Medina (centro comercial e residencial), compra-se de tudo. Entre os produtos mais comuns estão couro, joias, prata, seda, roupas de algodão, tapetes, carpetes e cobertores.

Antes de ir embora, vale a pena visitar o tradicional souk (mercado de rua) para levar alguma lembrança. O lugar é cheio de especiarias, bolos de mel e outras coisinhas.

Transporte

A capital Rabat se conecta por aeroporto (a 10 km do centro) e linhas de trem com as outras grandes cidades de Marrocos. O transporte urbano é composto por sistema de ônibus – há duas estações principais –, táxis e tram.