Descoberto por navegadores escandinavos no século XIX, o lugar onde fica a Islândia nasceu da forte atividade vulcânica presente na ilha. Esse assunto, aliás, colocou a Islândia no noticiário internacional, quando, em 2010, as cinzas do vulcão Eyjafjallajökull prejudicaram o tráfego aéreo de boa parte da Europa. Desde então, ele não entrou mais em erupção.
A terra do gelo – em inglês, o país chama-se Iceland –, oferece atrações imperdíveis durante todo o ano. No verão, é possível escalar geleiras, conferir de perto a vida marinha do lugar, fazer canoagem e até mergulhar nas águas geladas dos rios locais, se você tiver fôlego e coragem para tanto. No inverno, as atenções se voltam para o céu. De outubro a março é época da aurora boreal, um lindo fenômeno natural que colore o céu dos países próximos ao Círculo Polar Ártico. O fenômeno é mais visível em locais com o céu limpo e sem muitas luzes ao redor, e entre os países da região a Islândia é o que oferece a melhor vista.
Por falar em experiências únicas, a culinária local também oferece opções inesquecíveis. Você pode provar pratos preparados com a legítima carne de baleia. Se isso for demais para você, não tem problema, já que o lugar oferece outras opções mais tradicionais, como bacalhau e cordeio, além dos queijos e carnes embutidas e defumadas.
Além de todos esses atrativos, o país ainda apresenta uma sociedade bastante desenvolvida, com uma qualidade de vida incrível e uma rica herança cultural. Se você procura por paisagens extraordinárias com muito gelo para a sua próxima viagem, pode ter a certeza de que a Islândia é um belo destino para se conhecer.