A cidade do Cairo, capital do país, concentra as principais atrações turísticas e tem um trânsito enlouquecedor para qualquer estrangeiro que não esteja acostumado ao caos local. Ruas engarrafadas e motoristas que seguem um código de trânsito próprio são a regra no país. Na dúvida, siga um morador local sempre que precisar atravessar a rua.
As belezas naturais e construídas pelo homem ao longo de milênios compensam as dificuldades do trânsito - e algumas mais. Visitar o Museu do Cairo é uma experiência incrível, que faz o viajante lembrar das aulas de história, de filmes e de toda a magia e mistério que envolvem pirâmides, sarcófagos e múmias.
Por falar em pirâmides, em Gizé estão localizadas as grandiosas Quéops, Quéfren e Miquerinos, além da igualmente famosa esfinge. Ver tudo isso de perto é uma tarefa praticamente obrigatória para quem vai ao país.
Apesar de toda essa riqueza cultural, o país sofre com a desorganização. Alguns locais históricos não são preservados como deveriam - na dúvida, nunca adie a visita a um local histórico para uma próxima viagem - e a presença ostensiva de vendedores em pontos de grande circulação pode ser um pouco aborrecedora. Seja como for, é só se concentrar na sua missão - conhecer o país e se divertir - e seguir em frente. Tome cuidado também quando for beber água ou comer algum alimento na rua.
Outra visita obrigatória para o viajante é o Rio Nilo. Conhecido por ser o maior do mundo, o gigante atravessa vários países e corta o Egito de norte a sul. Fazer um cruzeiro por suas águas é uma experiência única e uma boa oportunidade de conhecer as várias regiões do país. Existem cruzeiros que duram de 3 a 4 dias, e outros maiores que passam de uma semana. O Mar Vermelho é outra beleza natural que merece a visita de qualquer viajante.
Por fim, não deixe de cogitar uma ida à cidade de Alexandria. Fundada por Alexandre, o Grande, o lugar já abrigou a famosa Biblioteca de Alexandria, foi palco de muitas disputas, eventos históricos e pode ser considerada parte fundamental da história da presença humana pelo mundo.