Os carros, construções e alguns objetos que você vai encontrar em Cuba (ou alguns dos que você não vai encontrar, como gadgets modernos e coisas do tipo), fazem você ter a certeza de estar em um lugar singular. Por outro lado, a ilha também tem suas complicações. Algo corriqueiro para nós, como pagar as despesas com cartão de crédito, não é possível na ilha. Reservar hospedagem pela internet também é uma tarefa difícil, já que o acesso à grande rede é bastante limitado em Cuba. Por isso, é bom se preparar bem antes da viagem para evitar contratempos (e contar com o conhecimento e a ajuda da CI também, é claro).
O viajante que vai para Cuba tem alguns programas imperdíveis, como conhecer a famosa Plaza de la Revolución, que fica na capital do país, Havana. Além de ser um importante símbolo da Revolução Cubana, a praça é o lugar de onde Fidel Castro fazia os seus históricos – e longos – discursos enquanto era presidente do país. Hoje em dia, seu irmão Raul Castro é quem ocupa o cargo.
Outro programa imperdível é assistir a uma das milhares de apresentações de música ao vivo que acontecem na ilha. A música cubana, internacionalmente conhecida, está presente em bares e clubes que atraem os viajantes com o seu clima caliente e animado.
Os prédios históricos também são uma boa pedida para o viajante que quer conhecer melhor o país. Quem tiver um interesse maior, pode fazer um roteiro pelos principais pontos da história cubana e reviver um pouco do espírito revolucionário presente em cada esquina. Alguns dos moradores locais, principalmente os mais velhos, gostam bastante de falar sobre o episódio histórico, então puxar assunto pode ser uma forma interessante de explorar a cultura local - mas prepare-se para os pedidos de gorjeta.
Ficou interessado? Então arrume as malas, programe seu roteiro e boa viagem – no espaço e no tempo.