Quebec

Quebec

Pedaço mais francês do Canadá, Quebec guarda o charme e a beleza do passado – literalmente. Dentro de uma muralha de 4 quilômetros de extensão estão preservadas construções de pedra, ruas de paralelepípedo e monumentos que remontam aos séculos XVII e XVIII. O valor histórico da cidade antiga é tamanho que ela foi declarada patrimônio da humanidade pela Unesco em 1985. Passear tanto pela Basse Ville (Cidade Baixa) quanto pela Haute-Ville (Cidade Alta) é uma volta no tempo guiada sempre pelos québécoises, que falam com orgulho de seu passado.
Quebec - carrossel 1
Quebec - carrossel 2
Quebec - carrossel 3
Quebec - carrossel 4
Quebec - carrossel 5

Informações úteis: Quebec

As temperaturas entre o fim da primavera e meados de outono variam entre 3°C e 11°C. No inverno, chegam a -22°C
Francês
Cerca de 540 mil habitantes
484,1 km²
(UTC -5) 2 horas a menos que o horário do Brasil
Dólar canadense
+418
110-120 V

Cultura

A Velha Quebec já é um museu ao ar livre. Em apenas um dia você pode passear com tranquilidade e sentir o clima da cidade, com atrações que gravitam em torno do Château Frontenac, um dos hotéis mais fotografados do mundo. Com mais tempo, vale a pena visitar o Musée de la Civilisation, que assombra pela arquitetura moderníssima. Dentro do mesmo complexo, outros museus completam a oferta, como o da Amérique Francophone e o da Place Royal.

O imponente Musée National des Beaux-Arts du Québec não pode ficar de fora: reserve pelo menos meio dia para desfrutá-lo. Salas de espetáculo como o Le Capitole e o Grand Théâtre têm programação variada o ano todo. E, espere, alguém falou em Carnaval? Pois sim. Quebec é também conhecida por essa grande festa, que atrai milhares de pessoas ao longo de duas semanas. Detalhe: sob temperaturas negativas.

Comida

Quebec inventou o "poutine", um prato de batata frita e queijo cheddar cobertos de molho com variados ingredientes. Mas não só disso vive a culinária québécois. Influência francesa e um toque americano dão o tom da maioria dos cardápios.

Muitos restaurantes servem o famoso frango gaulês. As carnes de cervo, codorna, ganso, veado, ema e cordeiro também fazem sucesso. Além dos bistrôs, dá para achar cantinas italianas e casas de comida contemporânea.

Noite

Pubs e baladas dão o tom da noite em Quebec.

Na Cidade Alta, a movimentação ocorre ao longo da Rue Saint-Jean, que em alguns dias fica fechada para carros e vira um imenso calçadão. Nela é possível encontrar desde um l'authentique pub anglais (um autêntico pub inglês), com música ao vivo, rock, blues e jazz, até baladinhas mais tranquilas.

Nas regiões mais novas da cidade, fora da Velha Quebec, também há chances de se divertir, como na Grande Allé ou no bairro de Saint-Roch.

O que fazer

O que fazer em Quebec? As duas partes da cidade estão unidas por um funicular, um tipo de bondinho. Entre os pontos obrigatórios da Cidade Baixa estão as portas das muralhas, como a de Saint-Jean, e a praça Royale, onde esgrimistas treinam a céu aberto. Passeie também pela região do Porto Velho e pelos vários parques.

Na Cidade Alta está o cênico Château Frontenac, um magnífico hotel de 600 quartos construído em 1893 pela ferrovia Canadian Pacific. Mesmo que você não se hospede ali, vale a pena entrar e se esbaldar no chá da tarde ou apenas apreciar a bela vista para o rio São Lourenço. Explore também a Cidadela, fortificação inglesa em forma de estrela (com sorte, você pega a troca da guarda), e o pitoresco Quartier Petit Champlain, que tem 45 lojinhas, cafés e bistrôs.

Compras

O circuito engloba a Rue Saint-Jean, movimentado centro comercial com prédios muito antigos; a Place d'Armes, que fica cheia de artistas circenses no verão; a Rue Saint-Paul, com antiquários e galeristas; a Grande Allée, endereço dos melhores restaurantes; e o Quartier Petit Champlain, exclusivo para pedestres e repleto de lojas pitorescas e cafés.

Transporte

Para a Cidade Velha, caminhadas e funicular. Para explorar os arredores, ônibus locais e carro ou moto alugados. Quem se hospedar fora do centro histórico também pode pegar um shuttle que passa pelo circuito de hotéis. Para atravessar o rio São Lourenço, ferry ou taxi-boat. A grande Quebec também conta com 400 quilômetros de ciclovia.