A Alemanha fica bem no meio da Europa e tem mais vizinhos do que qualquer outro país do continente. Dinamarca, Polônia, República Tcheca, Áustria, Suíça, França, Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos fazem fronteira com o território alemão, onde também fica um dos aeroportos com maior movimentação do mundo, o de Frankfurt.
Com sua localização privilegiada e uma estrutura de primeira, o país serve como passagem e também destino principal. Além de poder dar um pulinho em algum vizinho, também é muito fácil se deslocar de um canto a outro dos seus 16 estados e conhecer todas as suas paisagens.
Ao norte, ficam as praias do Mar do Norte e do Mar Báltico, ambos de água fria mas muito bem-vinda nos dias mais quentes do verão. Ao sul, as altas montanhas dos Alpes, com e sem neve. O centro é tomado de florestas, lagos e cortado por alguns dos maiores rios da Europa, como o Reno, o Danúbio e o Elba. A zona urbana vai de grandes e organizados centros, como a efervescente capital, Berlim, à pequenas vilas que muitas vezes não possuem mais que mil habitantes. Na charmosa Hamburgo ficam as grandes companhias de teatro. A badalada Munique abriga a famosa Oktoberfest.
Em poucos lugares do mundo se respira um ambiente cultural tão rico. Em toda parte é possível desfrutar de museus que estão entre os melhores da Europa, conhecer castelos e monumentos históricos, sem contar a intensa programação de espetáculos. As agendas culturais estão sempre repletas de atrações, incluindo shows de jazz, festas techno, festivais folclóricos e artísticos.
Tem mais: algumas das melhores baladas do mundo acontecem na Alemanha. Há boas lojas para fazer compras e a gastronomia tem desde o singelo chucrute com salsicha à receitas mais sofisticadas e restaurantes para ninguém botar defeito – palavra que, por sinal, é pecado para os alemães, que carregam no DNA a obsessão por eficiência e perfeição.