Tóquio

Tóquio

Num incrível casamento respeitoso entre as tradições milenares do país e o que existe de mais atual em tecnologia, a capital do Japão consegue ser zen e frenética ao mesmo tempo. Limpa, organizada e segura, iluminada e colorida, essa metrópole gigante tem moradores educados e hospitaleiros, incluindo uma juventude moderna e descolada. Hoje em dia, é bem mais fácil circular e se comunicar em inglês – o que facilita muito na hora de se jogar de cabeça nas compras e descobrir outras delícias da gastronomia japonesa além dos sushis e sashimis.
Tóquio - carrossel 1
Tóquio - carrossel 2
Tóquio - carrossel 3
Tóquio - carrossel 4
Tóquio - carrossel 5

Informações úteis: Tóquio

Tem verões e invernos úmidos, com alguma chuva e temperatura média anual de 15,5°C
Japonês
Cerca de 13,4 milhões de habitantes
2.188 km²
(UTC +9) 12 horas à frente do horário do Brasil
Iene
+3
100 V

Cultura

Para conhecer o palácio imperial, Kyuden, é preciso agendar com antecedência – ou ficar apenas no parque que o rodeia, o East Gardens, que reúne prédios como a casa de concertos Tokagakudo e o Sannomaru Shozokan, museu que começou com a coleção de arte da família imperial e hoje tem 9.500 peças no acervo.

Formado por um conjunto de imponentes edificações, o Tokyo National Museum tem pinturas, esculturas, armaduras e objetos arqueológicos. O vizinho National Museum of Nature and Science inclui galerias sobre biodiversidade, evolução e aspectos históricos do Japão, como sua formação geológica, fauna e população. Também próximo está o National Museum of Western Art, com obras de Rubens, Manet, Van Gogh, Picasso e Pollock, entre outros grandes nomes.

Cerca de 400 trabalhos contemporâneos do Japão e demais países orientais podem ser vistos no Mori Art Museum, instalado dentro de um grande shopping center. A galeria Design Festa, por fim, promove badaladas exposições da nova geração de artistas japoneses.

Comida

Engana-se quem pensa que a cozinha japonesa está reduzida aos manjados sushis, sashimis, temakis e teppans onipresentes no Brasil. Muito mais sofisticada, a gastronomia local inclui iguarias – já ouviu falar em sushi de baleia? – e pratos aparentemente simples que envolvem destreza no preparo e habilidade na combinação de ingredientes. Um deles é o "okonomiyaki", espécie de panqueca fininha feita na chapa; outro, o "ramen", macarrão servido em um saboroso e fumegante caldo acompanhado de carnes e legumes.

Noite

O bairro de Roppongi é o grande point, com animados bares e baladas frequentados tanto por moradores quanto por estrangeiros. Vá direto para a Gaien Higashi Dori, a meca do entretenimento na região. Baladeiros de cabelo colorido e roupas descoladas gostam também de áreas como Shibuya e Harajuku. Kabukicho, equivalente a um "red light district" em Tóquio, tem casas noturnas caríssimas – e muitas estão de olho na ingenuidade dos visitantes.

O que fazer

O que fazer em Tóquio? Em algumas regiões da cidade, parece que você entrou em uma máquina do tempo, pois Tóquio ainda conserva diversos bairros e construções antigas. Uma delas é o santuário Toshogu, de 1617, formado por um conjunto de prédios talhados em madeira e decorados com motivos de animais e da natureza. Mais antigo ainda, o colorido templo budista Sensoji ( foi finalizado no ano de 645.

Se o dia estiver bonito, vale conhecer o parque Shinjuku-Gyoen, ilha verde com lagos de carpas, cerejeiras e jardins em estilo francês, inglês e japonês. No parque Ueno – onde está localizado o complexo do Tokyo National Museum – fica o zoológico mais antigo do país, casa de adoráveis pandas gigantes.

Também não faltam arranha-céus de onde é possível ter vistas impressionantes da cidade – e até do Monte Fuji, em dias de céu limpo. Alguns dos mais populares, com observatórios abertos ao público, são o Tokyo Skytree, o mais alto de todos, o Roppongi Hills e o Tokyo Metropolitan Government Building.

Compras

Espalhadas por toda a cidade há milhares de "konbini", lojas de conveniência que vendem um pouco de tudo: comes e bebes, livros e revistas, remédios, roupas, lembrancinhas, produtos de higiene e beleza. Na região de Harajuku, a avenida comercial mais elegante é a Omotesando, conhecida como "a Champs-Élysées japonesa", com diversas butiques, redes fashion, cafés e restaurantes. Bem perto fica a estreita via Takeshita, endereço de lojas que costumam lançar as próximas tendências da moda para o público jovem e descolado.

Transporte

Organização, limpeza e pontualidade são características marcantes do sistema de transporte público de Tóquio, um dos melhores do mundo, que inclui ônibus, trens e metrô – os dois últimos são os meios mais eficientes de circular pela cidade. Ao lado da principal linha do trem, a JR Yamanote Line, as treze linhas do metrô cobrem as principais regiões, e a maior parte das estações tem sinalização e avisos também em inglês.