Com paisagens verdejantes, estradas que ladeiam penhascos com incríveis vistas do mare uma capital exuberante onde passado e modernidade se complementam, a Irlanda cativa os estudantes logo de cara. Chama atenção sua boa hospitalidade, pois seu povo é considerado dos mais amigáveis e receptivos da Europa.
Cerca de um terço da população tem menos de 30 anos – e, assim como o restante dos moradores, está sempre de braços abertos para acolher seus visitantes que pretendem curtir a cultura, a música, a gastronomia e as tradições locais. Estudar inglês em um lugar assim é muito mais divertido e produtivo. Sem falar nas outras possibilidades de intercâmbio.
É a terra das fadas e dos duendes (conhecidos como leprechauns), de druidas e celtas, de conquistas vikings e de reis. De St. Patrick (São Patrício), tão popular que ganha festas animadas a cada 17 de março onde quer que haja uma comunidade irlandesa, mesmo fora do país. Da cor verde e do "shamrock", amuleto em forma de trevo, presente em nove entre dez lembrancinhas que os visitantes levam para casa. Do inglês carregado de um diferente – e charmoso – sotaque e das placas escritas também em gaélico, o segundo idioma local.
Seja qual for seu destino na Irlanda, prepare-se para doses altas de hospitalidade: basta puxar conversa ou pedir dicas de passeios para receber, em troca, um sorriso aberto e uma imensa vontade de ajudar – não por acaso, Dublin, capital e principal centro urbano do país, já foi eleita algumas vezes “a cidade mais amigável da Europa” por revistas e sites especializados em turismo. Cheia de "filhos" famosos, como o escritor Oscar Wilde, o ator Colin Farrell, o pintor Francis Bacon e o cantor Bono, do U2, essa metrópole de ar histórico mostra sua vocação para as artes em dezenas de museus, festivais de música e de literatura, sem falar nos tradicionais pubs.
No interior e no litoral há diversos vestígios do povo viking, que ocupou a Irlanda entre os séculos 8 e 11. Limerick, Cork, Waterford, Arklow e Wicklow são algumas das cidades com origem nesse período. No condado de Kerry, a litorânea Portmagee tem um atrativo fictício que encanta os fãs de Star Wars: a pequena ilha Skellig Michael, que aparece nas cenas finais de "O despertar da força", oitavo episódio da saga.
Intercâmbio na Irlanda
Ao pesquisar sobre a a Irlanda, a maioria dos intercambistas pensa nas opções para trabalhar no país. Não é a toa, afinal estamos falando de um dos poucos destinos da Europa que permitem o estudante trabalhar, mesmo que por uma carga horária limitada.
O viajante que desembarca na Ilha Esmeralda ainda pode contar com todoo suporte da unidade CI Irlanda para tudo o que for necessário durante a viagem.
Os programas de intercâmbio na Irlanda vão além do curso de idioma combinado com trabalho.Por lá, temos parcerias com diversas escolas de ótima qualidade para quem quer aproveitar as férias para estudar inglês, ou até mesmo fazer o ensino superior irlandês. High School, Intercâmbio Teen e Universidades completam as oportunidades de estudo no país gaélico.