Winnipeg

Winnipeg

De antigo posto comercial fundado em 1738, Winnipeg transformou-se em centro urbano de primeiro mundo com a vinda de imigrantes de origem variada. Hoje, a faceta multicultural dá o tom na atraente e histórica capital da província de Manitoba, onde construções antigas misturam-se em harmonia com a arquitetura moderna. Para curtir o ambiente, sobram boas sugestões de entretenimento, lazer, pontos históricos e boa comida. Os esportes, muitos ao ar livre, são outra paixão local. Golfe, tênis, hóquei, beisebol, basquete, pesca, natação e vela são as modalidades favoritas. 
Winnipeg - carrossel 1
Winnipeg - carrossel 2
Winnipeg - carrossel 3
Winnipeg - carrossel 4
Winnipeg - carrossel 5

Informações úteis: Winnipeg

O verão bate fácil a marca dos 35°C, ao passo que o inverno tem mínimas de até -20°C
Inglês
Cerca de 663 mil habitantes
464,08 km²
(UTC -6) 3 horas a menos que o horário do Brasil
Dólar Canadense
+204
110-120 V

Cultura

A história de Winnipeg se confunde com a história das ferrovias do Canadá, pois a primeira rede de trens se iniciou justamente na cidade, em 1870. Visitar o Winnipeg Railway Museum é conhecer grande parte desse passado. 

Das iniciativas mais recentes, a mais expressiva é a criação do Canadian Museum for Human Rights, o primeiro museu nacional construído longe da capital do país. Trata-se de um centro importantíssimo de ideias e atividades em torno dos Direitos Humanos, seu tema principal. O prédio moderno, de formas irregulares, foi erguido num ponto representativo: onde se firmou o primeiro tratado dos colonizadores com os povos das nações autóctones. Hoje, ele marca a paisagem da cidade como símbolo de algo que o Canadá preza imensamente. 

Na grande variedade de festivais, vale se programar para acompanhar o Folklorama, durante duas semanas que se iniciam geralmente em julho. Criado originalmente nos anos 1970 para celebrar o centenário de Winnipeg, hoje é o maior e mais extenso festival desse tipo no mundo. Dança, arte, comida, música e confraternizações marcam a diversidade étnica concentrada na região.

Comida

De foodtrucks a restaurantes caros, Winnipeg tem sido palco de todo tipo de experiência gastronômica. A diversidade de imigrantes garante temperos bem variados. É possível encontrar lugares indianos e chineses, bem como argentinos e etíopes.

Estar aberto a sabores diferentes é, portanto, uma boa atitude na cidade. Sanduíches e massas são as opções mais convencionais.

Noite

Comumente comparado ao centro de Chicago, o Theatre District de Winnipeg sedia as maiores casas de espetáculos, como o Manitoba Theatre Centre e o Centennial Concert Hall, casa da orquestra sinfônica e do corpo de balé da província de Manitoba.

Programação não falta. Cassinos também são pedidas de diversão noturna, bem como casas de shows para tomar um drinque e ouvir boa música.

O que fazer

O que fazer em Winnipeg? Formado por trinta quarteirões de prédios do começo do século passado, o Exchange District é um bom lugar para iniciar os passeios. Caminhando nas ruas preservadas como patrimônio histórico, você encontrará bistrôs, lojas, galerias e cafés charmosos. A Old Market Square, epicentro do bairro, é cenário de apresentações culturais e festivais de verão.

Outro ponto de encontro em Winnipeg está em The Forks, onde se encontram os rios Red e Assiniboine. Essa grande área ao ar livre conta com registros históricos de mais de 6 mil anos e serve como sede para o importante Canadian Museum for Human Rights.

Subir à torre do museu (a Tower of Hope) é ter a chance de apreciar uma vista lindíssima. Outro landmark da cidade é uma das sedes nacionais do Mint, a instituição oficial de produção de moedas do Canadá, que faz mais de 1 bilhão de unidades todo ano. O belo prédio de vidro fica um pouco mais afastado do centro da cidade, mas vale a visita tanto pela arquitetura e pelos efeitos que ele provoca na paisagem como pelo tour guiado.

Quando as temperaturas extremas chegam (e Winnipeg é famosa por isso), há muitas atrações feitas para aproveitar a neve, desde ver os ursos polares no Assiniboine Park Zoo até curtir as trilhas branquinhas do parque FortWhyte.

Compras

O Forks Market não é apenas um ponto turístico interessante, mas um lugar para ter uma experiência de compras bem bacana. No andar de baixo, você encontra os itens de empório. No de cima, lojas de artesanato e objetos de arte de mais de 300 produtores locais e nacionais. De cooperativas de artesãos aborígenes a luxuosas grifes fashionistas, existe de tudo em Winnipeg.

O CityPlace é o shopping mais conveniente, no centro. Por se interligar ao sistema de passagens subterrâneas, também é prático de visitar no inverno. Para comprinhas de toda hora, o Exchange District é o bairro ideal.

Transporte

Como a cidade é plana, é muito fácil ir do centro aos bairros próximos – ciclistas e pedestres agradecem! Três linhas de ônibus gratuitas fazem o percurso até o The Forks: chamam-se Downtown Spirit e são literalmente uma mão na roda.

Cortada por rios, a cidade também conta com transporte aquático: tanto o watertaxi quanto os waterbus servem ao turismo.