Toronto

Toronto

A mais multicultural das cidades canadenses!

Toronto não é apenas a maior cidade do Canadá, mas sua face mais multicultural, com bairros dedicados a outras nacionalidades, como Chinatown, Greektown, Little Italy e Little India. Nessa metrópole de arranha-céus imensos, com direito também a muitas áreas verdes e uma rica cena cultural, habitam e convivem pessoas de todas as partes do mundo.

Moderna e vibrante,acolhe bem imigrantes e visitantes, que se maravilham diante da quantidade de atrações e atividades em todas as estações do ano. Uma das principais portas de entrada para quem vai a outros destinos canadenses, Toronto merece ser conhecida com tempo. Seja por cima, do alto da CN Tower, ou pelas ruas subterrâneas, tem tudo para cativar tanto quem viaja a lazer quanto quem vai fazer um intercâmbio no Canadá.

Canadá - Toronto

Informações úteis: Toronto

O verão vai de junho a setembro (média de 25°C), enquanto o inverno acontece de dezembro a março (média de -6°C), com direto a bastante neve em janeiro.
Inglês
Cerca de 2,7 milhões de habitantes
630 Km²
-1h do Brasil
Dólar Canadense
+ 1416
110 - 220 V

Cultura em Toronto

 

Toronto mescla arranha-céus modernos com a arquitetura clássica vitoriana em algumas casas. O conjunto eclético de prédios que formam o Royal Ontario Museum, por exemplo, mostra bem as camadas culturais que se sobrepõem na cidade. Desde sua fundação, no começo do século 20, vários edifícios foram se unindo ao prédio central, até que em 2007 o museu ganhou uma megainstalação de cacos de vidro projetada em direção à rua. Dentro dos vários pavilhões, há diversas exposições tanto de arte quanto de história natural.

Seguindo com os supermuseus, vale a pena visitar a Art Gallery of Ontario. Sua mais recente restauração foi assinada pelo escritório de Frank Gehry, o megabadalado arquiteto que nasceu em Toronto. O acervo conta com mais de 4 mil telas, fotografias, esculturas e instalações.

Museus menores, como o curioso Bata Shoe Museum, que conta a história dos sapatos, também merecem visita. Por toda a cidade a arquitetura vitoriana convive com estruturas modernas e arrojadas, como a da OCAD University, que se assemelha a um paralelepípedo gigante, suspenso por pilares coloridos.

Gastronomia em Toronto

Seguindo o padrão das grandes cidades do Canadá, em Toronto a culinária é universal. Os comilões de plantão podem fazer uma verdadeira festa gastronômica, com pratos japoneses, tailandeses, chineses, coreanos, portugueses, mexicanos e, inclusive, brasileiros, com direito a churrasco e caipirinha.

Uma experiência gastronômica pode ser iniciada no Saint Lawrence Market. Mesmo quem não se arrisca a cozinhar vai se deliciar com as opções de queijos, frutas e pães do melhor mercado da cidade. Uma boa ideia é se abastecer de produtos frescos para o café da manhã e lanchinhos leves para o almoço e reservar a maior refeição do dia para o jantar, à moda canadense.

Para flanar por uma área interessante e encontrar lojinhas, cafés e bistrôs charmosos, vá direto para o Distillery District, uma antiga região de galpões produtora de uísque, no século 19, totalmente reformada e transformada em um agradável espaço cultural.

Vida Noturna em Toronto

Como toda grande metrópole, Toronto tem seus segredos e agito. É uma referência noturna no Canadá, repleta de bares, pubs, clubes de jazz e baladas por toda a parte. A Yonge Street, na altura do centro, costuma concentrar a ferveção.

É possível se divertir bastante, desde que respeitadas algumas regras. O consumo de álcool em estabelecimentos públicos só é permitido até às 2h e a fiscalização é rigorosa. Menores de 19 anos não podem nem comprar bebidas alcoólicas nas liquor stores, as lojas especializadas.

O que fazer em Toronto

Toronto é daquelas cidades que mudam completamente a depender da temperatura. No verão, a diversão é passear ao ar livre, andar de bike e curtir o bairro The Beaches, que se chama assim porque está às margens do lago Ontario e tem diversas praias.

Parques, passeios de barco, smoothies e sorvetes: tudo o que combina com o calor pode ser encontrado na cidade. As atrações incluem até ilhas, como as Toronto Islands, sossegados oásis de lazer e descanso. A pouco mais de uma hora de carro, ficam as belas Cataratas do Niágara, um dos mais famosos cartões-postais do Canadá.

Já no inverno, pode ser hora de visitar os pontos turísticos clássicos, como a CN Tower, a mais alta torre do mundo, ou o Rogers Centre, o primeiro estádio construído com teto retrátil. Vá também à Casa Loma, um castelo de estilo neo-romântico que caiu nas graças dos visitantes por servir de locação para os primeiros filmes dos X-Men. Sabe a escola dos mutantes? Era ali! A Casa Loma fica no charmoso bairro de Yorkville, outro lugarque merece ser conhecido com tempo.

 

Compras em Toronto

Para compras rápidas, as principais ruas do centro, Yonge, Dundas e Queen, estão abarrotadas de lojas e shoppings. O maior deles é o Eaton, que também se conecta ao PATH. Yorkville é o bairro do consumo chique; Chinatown concentra bugigangas. Já no Kensington Market, há brechos e roupas baratinhas.

No distrito financeiro de Toronto, o segundo maior da América do Norte, tem uma cidade subterrânea, ou Path, para fazer compras ou ir a restaurantes nos mais de 30 quilômetros de corredores e praças entremeadas abaixo do solo.

Transporte em Toronto

O sistema de transporte público de Toronto é todo integrado e conhecido pela sigla TTC (Toronto Transit Commission). Tanto pelo site quanto pelos mapas que se encontram em todas as estações de trens e de metrô, você pode se informar sobre que meios e linhas mais se adaptam ao seu itinerário. Há onibus também circulando pela cidade.

Com boa cobertura de transportes, as distâncias grandes, portanto, não precisam assustar. Até do aeroporto internacional ao centro, existe um sistema veloz de transporte, o UP Express, que vence o percurso em 25 minutos.

 

#ViajantesCI