Ottawa

Ottawa

Ottawa não é apenas a capital do Canadá, mas uma de suas cidades-modelo, com excelentes índices de educação, saúde e segurança. Mais da metade de sua população é de gente jovem e a indústria da tecnologia puxa o crescimento da região. High-tech, moderna, rica em história e cultura, está cheia – cheia! – de áreas verdes. Fica em Ontario, faz fronteira com o Quebec (ninguém resiste a dar um pulinho à vizinha Gatineau) e a maioria dos habitantes fala Inglês e Francês. Quer mais? Tem mais!
Ottawa - carrossel 1
Ottawa - carrossel 2
Ottawa - carrossel 3
Ottawa - carrossel 4
Ottawa - carrossel 5

Informações úteis: Ottawa

No verão (entre junho e agosto), a temperatura média é de 26,5°C. No inverno, de -11°C
Inglês e francês
Cerca de 883 mil habitantes
2.778,64 km²
(UTC -5) 2 horas a menos que o horário do Brasil
Dólar Canadense
+1
110-120 V

Cultura

Estão em Ottawa os principais museus nacionais. O moderníssimo Canadian Museum of History, que reconta a história da nação a partir da visão dos povos aborígenes, dentre outras exposições espetaculares, é o mais visitado do país. Nele fica, por exemplo, a maior coleção de totens aborígenes do mundo. Está do outro lado do rio Ottawa, na cidade de Gatineau – que pertence ao estado do Quebec, mas é considerada parte da grande região da capital.

Quem se entusiasmar com história não pode deixar de visitar o Canadian War Museum, que preserva mais de 13 mil itens relativos a guerras. Em termos de arte, nada supera a National Gallery, uma obra em si mesma, com cúpulas de vidro e uma imensa escultura de aranha de quase 10 metros de altura dando as boas-vindas. Criada em 1880, a galeria mantém hoje um acervo de mais de 40 mil obras. Completa um tour básico a visita ao Museu Bytown, situado no prédio de pedra mais antigo da cidade, de 1826. Dentre os eventos, vale acompanhar o Winterlude, o carnaval de inverno e suas fantásticas esculturas de gelo, o Festival de Tulipas e o Dia do Canadá (1º de Julho).

Comida

Para experimentar de tudo um pouco, os restaurantes e as feiras livres de Rideau Centre são boa pedida. Na região central, o leque de opções fica maior no ByWard Market, um dos maiores e mais antigos mercados do Canadá (foi construído em 1826!).

Para um jantar romântico, escolha pelo ambiente e pela vista do terraço do famoso hotel Fairmont Château Laurier.

Uma guloseima típica? Experimente um autêntico “beaver tail”, doce feito de massa frita com açúcar, canela e suco de limão, que pode receber as mais diferentes coberturas.

Noite

A maior parte da diversão noturna fica no centro da cidade, especialmente na área do ByWard Market, nos arredores do Rideau Center ou na Elgin Street. Ambos são points de vários bares e boates – alguns têm variado repertório de música ao vivo e som eletrônico –, além de pubs ao estilo irlandês.

Se a ideia não é gastar muito na balada, a melhor sugestão é comprar as bebidas em lojas especializas para fazer o esquenta em casa, no hostel ou no hotel.

O que fazer

O que fazer em Ottawa? Alguns dos diversos parques com pistas para caminhada, bicicleta, patins e até campinhos de golfe merecem ser visitados. Não sabe por onde começar? Tente o Major's Hill ou o Arboretum. No inverno, o Canal Rideau congela e abre alas para o maior rinque de patinação ao ar livre do mundo. Com 8 quilômetros de extensão, é considerado desde 2007 patrimônio mundial pela Unesco. Nas demais estações do ano, as águas do canal, assim como as do rio Ottawa, rendem agradáveis passeios de barco.

Igualmente imperdível é fazer um tour guiado na sede do Parlamento e seu complexo de prédios governamentais. De estilo gótico, o marco da cidade tem uma torre alta que foi inspirada no Big Ben de Londres. A troca de guarda da rainha é uma atração à parte, aos domingos pela manhã. Outro cartão-postal é a Basílica Notre Dame – dizem que é tão bela quanto a de Paris.

Compras

O corredor formado pelas Rideau Street e Laurier Avenue concentra grande parte do movimento urbano, sendo a principal área comercial da capital. Para produtos artesanais e mais alternativos, passeie pelo Somerset Village, perto da Chinatown.

Boas lojas também podem ser garimpadas no Sparks Street Mall, um pequeno shopping a céu aberto, e no Saint Laurent Centre.

Transporte

Para um primeiro contato com a cidade, os city tours naqueles ônibus do tipo double-decker são mais do que aconselhados. Em um trajeto que costuma durar duas horas, os roteiros passam pelos principais pontos turísticos – e você pode saltar para passear a pé e depois subir no ônibus seguinte usando o mesmo tíquete, que se compra a bordo ou na Confederation Square.

Quando já souber onde está e para onde quer ir, o transporte público não tem segredo. Em Ottawa, os ônibus e trens de superfície funcionam de maneira integrada, cobrindo toda a cidade.