Lima

Lima

Única capital sul-americana banhada pelo oceano Pacífico, a principal cidade do Peru concilia o ambiente descontraído das áreas litorâneas, a seriedade dos centros político-econômicos e o charme das localidades históricas. Listada como Patrimônio Mundial pela Unesco, a região central do município reúne diversas igrejas, museus e palácios. Atualmente, porém, a principal responsável pela difusão de Lima – e do país – mundo afora é a rica cultura gastronômica, que se vale de uma diversidade grande de ingredientes únicos.
Lima - carrossel 1
Lima - carrossel 2
Lima - carrossel 3
Lima - carrossel 4
Lima - carrossel 5

Informações úteis: Lima

As temperaturas médias anuais variam entre 14°C e 27°C. Curiosidade: não chove na capital peruana
Espanhol
Cerca de 8,5 milhões de habitantes
2.672 km²
(UTC -5) 2 horas a menos que o horário do Brasil
Novo Sol
+1
220 V

Cultura

Polo intelectual e cultural do país, a capital peruana possui diversos monumentos, igrejas, palácios e mansões que representam importantes exemplos da arquitetura e da história sul-americanas. Para uma visão geral, conheça o Museo Nacional de Arqueología, Antropología e Historia, instituição mais antiga do país, o Museo Oro del Perú, com uma coleção de armas e outra de peças feitas com o metal nobre, e o ótimo Museo Larco, instalado em meio a belos jardins. No acervo dos três há objetos exemplares das civilizações inca e pré-colombianas.

Incluído na lista de Patrimônio Mundial elaborada pela Unesco, o centro histórico de Lima vale pelo menos um dia inteiro de passeio. Comece pela Plaza Mayor, onde fica a Catedral – datada de 1622, a igreja guarda os restos mortais do conquistador espanhol Francisco Pizarro, fundador da cidade. Ao redor dela ficam o Palácio do Governo, o Convento de San Francisco, com um conjunto de catacumbas preservadas, e a Casa de Aliaga, onde é possível ver o interior de uma rica residência colonial (é imprescindível reservar antes).

Comida

A fama da gastronomia peruana ganhou o mundo graças ao trabalho de chefs como o limenho Gastón Acurio, dono de alguns restaurantes na capital. Da cozinha tradicional há uma profusão de ceviches (peixe cru em cubos "cozido" na cebola e no limão), causa rellena (purê de batata recheado), aji de gallina (frango cremoso) e cuy (porquinho-da-índia, geralmente servido assado). A típica bebida não alcoólica é a chicha morada, feita com um milho nativo de cor roxa. Para saber mais sobre os ingredientes locais, a tradição e a evolução culinária do país, visite a interessante Casa de la Gastronomía Peruana, perto da Plaza Mayor, museu que funciona na antiga sede dos Correios.

Noite

O agito noturno espalha-se por bairros como Miraflores, com bares, casas de espetáculos e baladas que investem em ritmos latinos como salsa e reggaeton, e Barranco, que atrai mais jovens, músicos e artistas em geral. Para uma experiência diferente, curta os shows e o som da banda de uma autêntica "pena criolla", onde é possível dançar a noite inteira. Outra forma de diversão popular são os cassinos, liberados no Peru no final dos anos 1990.

O que fazer

Poucas cidades podem se gabar de ter uma pirâmide com mais de mil anos de existência em plena área urbana. A capital do Peru é uma delas. Trata-se da Huaca Pucllana, antigo centro cerimonial ocupado entre 400 e 700 d.C. O complexo, com museu e sítio arqueológico, pode ser conhecido também à noite, quando as ruínas ficam belamente iluminadas.

Miraflores, San Isidro e Barranco são três dos bairros que compõem a chamada Costa Verde, badalada zona de praias que atrai surfistas e praticantes de parapente ou asa-delta. Uma das atividades mais bacanas é caminhar pelo calçadão de Miraflores, que oferece uma linda vista do oceano e do pôr do sol. Outra, perambular pelas ruazinhas de Barranco em busca dos ateliês de arte. Vizinha ao centro, uma área divertida é o Barrio Chino, reduto da comunidade chinesa cheio de restaurantes, lojinhas e galerias.

Compras

Diversos shopping centers e lojas de departamento espalham-se pela cidade. Para produtos locais, percorra a avenida La Paz, em Miraflores, com endereços que vendem roupas de lã, antiguidades e objetos produzidos na Amazônia peruana, entre outros produtos. No mesmo bairro, a região em que a avenida Petit Thouars encontra a Ricardo Palma está repleta de mercados e estantes que vendem todo tipo de artesanato e suvenires imagináveis. Para ateliês de arte mais caprichados, vasculhe a área de Barranco.

Transporte

As áreas de maior interesse, como os bairros de Miraflores e Barranco, podem ser percorridas a . Para enfrentar o trânsito caótico da cidade, o sistema de transporte público inclui ônibus e vans. Táxis costumam ser eficientes, mas é preciso tomar algumas precauções: prefira os veículos associados a empresas e, como não existe taxímetro, combine o preço antes da viagem.

Mais opções de cidades