Conhecida como "a capital mundial da aventura", foi o local de nascimento do bungee jump, em 1988. Mas há muito mais em Queenstown do que os esportes radicais. Cercada por montanhas imponentes e vales pontilhados de ovelhas, à beira das águas cristalinas do lago Wakatipu, a cidade oferece uma das paisagens mais deslumbrantes da Nova Zelândia. Todo ano, cerca de 1,7 milhões visitantes aproveitam sua rede de trilhas, os campos de golfe e os diversos spas – isso sem falar na saborosa cozinha.
Queenstown está se tornando um destino para os amantes da gastronomia. Os restaurantes proliferam em Downtown. Há desde a comida inventiva dos bistrôs às refeições tradicionais de pubs e tavernas. Também existe uma grande variedade de estabelecimentos voltados para a cozinha étnica. Os chefs dão preferência aos produtos da região e os cardápios, que mudam de acordo com a estação, apresentam pescados, frutos do mar e carnes de ovelha, faisão e veado. A região também é famosa por suas vinícolas, produtoras de rótulos à base da uva pinot noir.
Apesar de pequena, Queenstown é cheia de jovens e raramente dorme. A cidade conta com boas opções de bares, inclusive com jazz ao vivo, e baladas com ótimos DJs. Tudo acontece mais no centro, onde as noites de verão são muito agradáveis.
Como dicas de lugares animados, vale conferir o Eichardt's Hotel, um pub antigo perto do lago Wakatipu, e o Abbey Road, tradicional point de mochileiros. A cerveja é a bebida predileta do pessoal local.