Ela é chamada de Cidade das Velas, e basta sobrevoar a região para entender o motivo: no Porto Waitemata, pontilhado de ilhotas, há milhares de barcos ancorados – um dos passatempos preferidos dos moradores é velejar. Outro, surfar em uma das 102 praias desta que é a maior metrópole da Nova Zelândia, onde quase tudo acontece ao ar livre, dos cafés com mesinhas na calçada às trilhas na floresta subtropical. Não é à toa que Auckland está no terceiro lugar no ranking de cidades com melhor qualidade de vida no mundo.
Auckland é um lugar de imigrantes e a mistura das diferentes culturas reflete-se na cozinha. Pela proximidade com o mar, peixes e crustáceos são uma pedida geralmente segura em qualquer restaurante. Mas não deixe de provar a carne de ovelha, muito consumida, ou pratos da culinária maori como o "hangi", cozido à base de carne, mariscos e vegetais. Cafés e restaurantes da moda ficam ao redor da High Street. A região em torno da cidade abriga muitos vinhedos, grande parte a apenas meia hora de carro – e diversas vinícolas oferecem degustações da bebida.
A diversão não para quando o sol se põe. A oferta é grande: cassinos, teatros, baladas, pubs com música ao vivo e bares fazem a noite. O ambiente relaxado da Ponsonby Road reúne os melhores pubs e restaurantes da cidade, enquanto a área ao redor da Parnell concentra os endereços mais caros. Baladas não costumam ter locais fixos: mudam de acordo com a estação. E os mais esportistas podem gostar de saber que é possível fazer canoagem e trilhas em cavernas durante a noite.