Cambridge

Cambridge

Quase tudo gira em torno da Universidade de Cambridge, fundada no início do século XIII e berço de alguns dos maiores cientistas, intelectuais, políticos e artistas da história da humanidade – nada menos do que noventa prêmios Nobel foram conferidos à instituição. Pequena, charmosa e aconchegante, Cambridge convida a longas caminhadas ou passeios de bicicleta para admirar a arquitetura das casas e dos imponentes prédios em que se localizam as principais faculdades. Se o visual remete ao passado, porém, as atividades não poderiam ser mais contemporâneas, como em todo lugar com intensa vida universitária.
Cambridge - carrossel 1
Cambridge - carrossel 2
Cambridge - carrossel 3
Cambridge - carrossel 4
Cambridge - carrossel 5

Informações úteis: Cambridge

No inverno, a temperatura média cai a quase 0°C. No verão, ultrapassa os 22°C
Inglês
Cerca de 123,8 mil habitantes
40 km²
(UTC +0) 4 horas à frente do horário do Brasil
Libra esterlina
+1223
220-240 V

Cultura

A Universidade de Cambridge, sozinha, é capaz de garantir toda a programação cultural da cidade – e os suntuosos prédios de seus “colleges” (faculdades) equivalem a um museu de arquitetura ao ar livre. Uma boa maneira de ver os highlights é embarcar em um passeio nos "punts", espécies de gôndolas que percorrem o rio Cam e passam por joias como a capela medieval do King’s College, a Biblioteca Wren do Trinity College e a Ponte dos Suspiros do St. John’s. Diversos museus da universidade são abertos ao público.

Com fachada neoclássica, o Fitzwilliam Museum abriga coleções de antigos artefatos egípcios, gregos e romanos, quadros de Monet, Picasso e Rubens, arte oriental, iluminuras e moedas medievais, entre outras. Documentos, aquarelas, mapas e objetos relacionados a expedições que chegaram aos polos Norte e Sul estão reunidos no Polar Museum e o Museum of Archaeology and Anthropology, como o próprio nome indica, tem acervo de arte e artefatos produzidos por diversos povos do mundo todo.

Um dos museus mais importantes de Cambridge, o Kettle’s Yard, está fechado para reforma e só deve reabrir no final de 2017.

Comida

Para uma autêntica refeição à moda inglesa, almoce ou jante em um pub – o cardápio varia bastante, mas geralmente inclui clássicos como as tortas recheadas com carne, os cozidos com cerveja, o tradicional fish and chips e diversos sanduíches, conhecidos como "sarnies". Vale ficar de olho, também, nos diversos festivais gastronômicos sediados em Cambridge nos arredores, com venda de produtos locais e muitas degustações. E aproveite: quando os termômetros ajudam, diversos restaurantes à margem do rio Cam dispõem suas mesinhas ao ar livre, para uma agradável refeição à beira da água.

Noite

Muita gente vai ao centro da cidade em busca de uma noite mais animada. Em torno da Regent Street e da Downing Street, diversas baladas investem em um repertório para fazer o pessoal dançar a noite inteira. E nos arredores da Market Square, em vias como Market Hill, Trinity Street e Rose Crescent, há uma grande variedade de bares. Pubs? Estão por toda Cambridge: de ambientes acolhedores, que contam até com fogueira, a endereços que capricham na cozinha – são os chamados "gastropubs".

O que fazer

O que fazer em Cambridge? Você escolhe seu ritmo: aproveitar que os museus ficam todos próximos e passar o dia entrando e saindo das coleções ou deixar o tempo fluir devagar, caminhando sem rumo para descobrir os cantinhos da cidade. Com tempo firme, vale conferir parques como o Cambridge University Botanic Garden, inaugurado em 1846, onde há mais de 8 mil espécies de plantas distribuídas por estufas, jardim de inverno e grandes campos.

Bem no centro do município fica o Jesus Green, próximo ao Jesus College, ótimo lugar para fazer piqueniques às margens do rio Cam. Partidas de futebol, críquete e outros esportes são disputadas pelos moradores nos gramados do Parker's Piece, um dos principais parques da cidade – consta que foi ali, em meados do século XIX, que estudantes locais definiram um primeiro conjunto de regulamentos para regrar a então incipiente prática do futebol.

Compras

Entre uma loja e outra das grandes redes fashion internacionais, as ruas Rose Crescent, Trinity, Magdalene, Bridge e King, bem próximas, reúnem endereços independentes que vendem estilistas e produtos locais. Na Market Square, perambule entre as coloridas barracas de uma feirinha permanente em busca de roupas, bolsas, discos de vinil, livros, bicicletas de segunda mão, entre outros. Todo sábado também tem mercado ao ar livre no All Saint’s Garden, na Trinity Street: é o Art and Craft Market, com objetos utilitários, decoração e artesanato, entre outros produtos. Entre os shoppings, dois dos mais frequentados são o Grand Arcade e o Lion Yard.

Transporte

Andar e pedalar são atividades fundamentais em Cambridge, onde as distâncias curtas favorecem os exercícios: diversas ruas centrais têm trânsito proibido para carros e há mais de 120 quilômetros de ciclovias. Para circular de ônibus, boa ideia é aproveitar o "city megarider", um passe que dá direito a viagens ilimitadas durante sete dias. Quer uma maneira diferente de se deslocar e, ao mesmo tempo, curtir um passeio bacana? Embarque em um dos "punts", espécies de gôndolas conduzidas por barqueiros no rio Cam.